Notícias de Criciúma e Região

Instituto Diomício Freitas arrecada tampinhas, lacres, latinhas e embalagens vazias de medicamento em Criciúma

Ação é realizada em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, dia 5

O Instituto de Educação Especial Diomício Freitas de Criciúma está realizando mais uma edição de ação especial em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, dia 5. A instituição está arrecadando tampinhas de plástico, lacres, latinhas e embalagens vazias de medicamentos (blisters).

A reciclagem desempenha um papel muito importante na preservação do meio ambiente, na redução da poluição e no desenvolvimento econômico sustentável. Ao reciclar, estamos tomando medidas concretas para cuidar do planeta e garantir um futuro melhor para todos.

O Instituto Diomício Freitas é uma instituição filantrópica e tem compromisso com o meio ambiente. Por isso, durante todo o ano, recebe doações de recicláveis. Os itens recebidos são vendidos e todo o valor arrecadado é usado para ajudar a custear as despesas mensais da casa.

“O Dia do Meio Ambiente é uma data destinada a reflexões e pensamentos sobre a preservação do nosso imenso planeta Terra. Por isso, o Diomício Freitas reafirma seu compromisso com o meio ambiente e recebe todos os dias doações de tampinhas e blisters. Essa ação ajuda em nossos mantimentos, além de preservar o Planeta Terra”, explica a diretora do Instituto, Juliana Bialeski.

As entregas podem ser realizadas diretamente na sede da Instituição, localizada na Rua Lúcia Milioli, 211, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma, das 8 horas às 12 horas e das 13 às 17 horas. O Instituto instalou recipientes para receber as doações. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 48-3433-8235, ou WhatsApp 99838-4125.

Cuidados na separação

Antes de entregar os itens recicláveis, o Instituto solicita que sejam tomados alguns cuidados na hora da separação. Na instituição, os recipientes instalados para receber as doações são separados por material. Por isso, os itens não podem ser entregues misturados com outros materiais.

Confira abaixo alguns cuidados a serem tomados na hora de trazer os recicláveis:

Blisters (cartelas de remédio)

  • Não devem ser descartados com remédios;
  • Não devem ser descartadas seringas, agulhas e materiais de contaminação;
  • Não podem estar misturados com vidros, peças de alumínio e plástico.

Tampinhas plásticas

  • Devem ser descartadas sozinhas, sem a garrafa/recipiente;
  • Não devem ser misturadas com os blisters e peças de alumínio;
  • Não devem ser descartadas tampas metálicas de potes de conserva.

Latinhas de alumínio

  • Podem ser as latas ou os lacres (ou os dois juntos, sem problemas);
  • Como os outros, não devem ser misturados.
Foto: Divulgação

O Instituto Diomício Freitas

O Instituto funciona, em sede própria, na Rua Lúcia Miliolli, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma. Sua missão é acolher, gratuitamente, adolescentes, jovens e adultos, de 16 até 35 anos, com deficiência intelectual leve, moderada e/ou múltipla, e transtorno do espectro autista (TEA), nível de suporte 01, desenvolvendo atividades diversas e proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências na linha dos conhecimentos, habilidades e atitudes, para promover sua inclusão social e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Os recursos humanos são mantidos através de convênios com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Prefeitura Municipal de Criciúma, Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e pela própria Instituição. A manutenção da Instituição acontece com os recursos oriundos de doações espontâneas, execução de projetos, parcerias e de campanhas, como esta que está sendo divulgada.

Você também pode gostar