Notícias de Criciúma e Região

Instituições interessadas em participar da gestão das águas podem integrar o Comitê Urussanga

Ao todo serão preenchidas 30 vagas, com a validade de apenas uma inscrição por entidade candidata

Para atuar na gestão dos recursos hídricos no período de 2024 a 2028, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga convida todos os interessados para realizarem suas inscrições nas Assembleias Setoriais Públicas (ASPs). O objetivo com o processo é eleger seus novos membros, sejam eles organizações, entidades ou órgãos representantes dos três segmentos: Usuários de Água, População da Bacia e Órgãos da Administração Federal e Estadual. Nesse sentido, os interessados têm até o dia 19 de agosto para realizarem o cadastro pelo e-mail [email protected].

Ao todo serão preenchidas 30 vagas, com a validade de apenas uma inscrição por entidade candidata. Todos os documentos necessários podem ser conferidos no edital e as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. A escolha e seleção das novas entidades-membro será nas ASPs, momento em que cada representante aprovado na fase de habilitação defenderá sua participação no órgão colegiado.

Segundo a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler, diversas entidades que tenham certo envolvimento com o setor das águas podem concorrer a uma vaga. “Para nós, quanto mais representativos e diversificados forem os membros, melhores serão as discussões e, consequentemente, as decisões. Dada a importância de um órgão como este, espero que neste ano consigamos chegar a mais pessoas e instituições e, assim, renovar e agregar mais participantes”, ressalta.

Cronograma

Depois da verificação dos dados, a secretária-executiva do Comitê, Silvia Sartor Roseng, divulgará no Site Águas do órgão, no dia 02 de setembro, a lista preliminar das entidades habilitadas. Em seguida, o prazo para interposição de recurso à lista preliminar segue até o dia 06 de setembro.

Após a realização das ASPs no dia 1º de outubro, a publicação da lista das organizações selecionadas por segmento acontecerá no dia 02 de outubro, no Site Águas. Caso alguém não concorde com a decisão, poderá manifestar uma nova análise entre os dias 03 e 07 de outubro. Por fim, a publicação da lista final das organizações selecionadas será realizada no dia 09 de outubro, no Site Águas, com posse dos novos membros agendada para 31 de outubro, na Assembleia Geral Ordinária do Comitê Urussanga.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga é composto por 60 membros que atuam em prol de uma melhor gestão dos recursos de maneira descentralizada e com participação da sociedade. Dessa maneira, a entidade é formada por pessoas que ocupam espaço no poder público, usuários de água e população da bacia.

A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange, integral ou parcialmente, 10 municípios do Sul de Santa Catarina: Urussanga, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treze de Maio, Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Sangão, Jaguaruna e Balneário Rincão.

Você também pode gostar