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INSS adia novamente reabertura de agĂȘncias para atendimento presencial

O governo adiou mais uma vez a reabertura gradual das agĂȘncias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fechadas por conta da pandemia do coronavĂ­rus.

A reabertura estava prevista inicialmente para 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo passou para 24 de agosto. Agora a reabertura serå em setembro.

A nova data deverĂĄ ser definida ainda nesta sexta-feira, 21 pela Secretaria Especial de PrevidĂȘncia e Trabalho e pelo INSS, informou a assessoria de imprensa do ĂłrgĂŁo.

Com isso, fica prorrogado o atendimento por meio dos canais remotos atĂ© o mĂȘs que vem.

Mesmo apĂłs a reabertura, o tempo de funcionamento das agĂȘncias serĂĄ parcial, com seis horas contĂ­nuas, e o atendimento presencial serĂĄ restrito exclusivamente:

  • aos segurados e beneficiĂĄrios com prĂ©vio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • e a serviços que nĂŁo possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perĂ­cia mĂ©dica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigĂȘncias.

No paĂ­s, existem 1.525 agĂȘncias da PrevidĂȘncia Social. Segundo o INSS, antes da reabertura, cada unidade irĂĄ avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço fĂ­sico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

Segundo o INSS, as unidades que nĂŁo reunirem as condiçÔes necessĂĄrias para atender ao cidadĂŁo de forma segura continuarĂŁo em regime de plantĂŁo reduzido e serĂĄ disponibilizado um painel eletrĂŽnico contendo informaçÔes sobre o funcionamento das agĂȘncias da PrevidĂȘncia Social, os serviços oferecidos e o horĂĄrio de funcionamento.

Prova de vida segue suspensa

Segue suspensa, atĂ© 30 de setembro, a exigĂȘncia de recadastramento anual de aposentados e pensionistas, a chamada prova de vida, de acordo com instrução normativa do MinistĂ©rio da Economia publicada no DOU.

Central de atendimento

O INSS esclarece que os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que tĂȘm alguma dĂșvida de como acessar o Meu INSS. Para saber como gerar sua senha, alĂ©m de aprender a solicitar serviços e benefĂ­cios, acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

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