Inscrições abertas para intérpretes de Anita e Giuseppe Garibaldi

A Fundação Lagunense de Cultura está credenciando atores. A intenção é retornar as apresentações no Museu Casa de Anita, com atores contando a história do casal revolucionário, Anita e Giuseppe Garibaldi, para os visitantes. As apresentações no Museu Casa de Anita estão previstas para retornar em janeiro.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de janeiro, podendo enviar os documentos para o e-mail: eventosculturalaguna@gmail.com ou entregar o envelope com as documentações pessoalmente na Casa de Anita no endereço: Tv. Luís Neri, s/n – Centro histórico, Laguna, das 09h às 17h, de terça a domingo.

Com os atores, o espaço histórico revitalizado tem um novo atrativo, o público poderá conhecer as aventuras de Anita e Giuseppe, através da exposição, em determinados horários presenciar a dramatização de atores vestidos como no século 17.

 

Casa amarela

Na casa típica colonial luso brasileira construída por volta de 1711 estão expostos painéis com a saga de Anita: seu nascimento, casamento, as batalhas, amor por Giuseppe Garibaldi e sobre a sua família. A mulher de personalidade forte está viva nas narrativas com dados históricos. Também tem a urna com a terra onde Anita foi enterrada na Itália, uma tesoura que supostamente pertenceu à família de Ana. A certidão de nascimento emitida somente em 2002.

O retrato mais fiel da heroína, segundo historiadores, pintado no Uruguai faz parte do acervo. Não existe fotos da heroína, mas sim dos seus descendentes que estão expostos no museu. A lagunense vivia na Vila em 1839, onde durante a República Juliana conheceu o companheiro Giuseppe. Eles viveram juntos por 10 anos. Morou no Uruguai e na Itália, sua última morada. Teve cinco filhos. Faleceu em 1849, em Ravenna, na Itália.

O edifício que sedia a Casa de Anita Garibaldi é, possivelmente, a primeira edificação em alvenaria construída na atual Praça Vidal Ramos, à época conhecida como Campo do Manejo. A residência era de Anacleto Mendes Braga, que confeccionava vestidos de noivas e, muitas vezes, servia de espaço para as próprias recepções dos casamentos, como aconteceu com Anita Garibaldi, na ocasião de sua união com seu primeiro marido, em 1835.

1677002_1674988_chamamento_casa_de_anita (1)

Serviço

Onde fica o museu ?

Na Travessa Luis Neri, no centro histórico.

Horário de funcionamento

De terça a domingo, das 9h às 18h.

Ingressos

R$ 6,00

Lagunenses com comprovante de residência não pagam.

#Anita Garibaldi, #atores, #Casa Amarela, #Giuseppe Garibaldi, Laguna