Notícias de Criciúma e Região

Inovação em Criciúma une 40 entidades em pacto inédito

Cerca de 40 entidades assinaram um Pacto pela Inovação na manhã desta quinta-feira, dia 14, no Salão Ouro Negro da Prefeitura de Criciúma

União. Essa é a palavra que permeou a assinatura do Pacto pela Inovação de Criciúma. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 14, e contou com a presença de representantes dos quatro eixos da inovação: governo, sociedade civil organizada, educação e iniciativa privada.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

” Assinamos essa pacto como um ato dizendo ‘estamos juntos’. A partir desse momento vamos definir os macrodesafios. Cada entidade focando no seu público-alvo, levando suas metas e objetivos. Olhando: ‘o que minha instituição está fazendo que contribui para resolver esse macrodesafio'”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Aldinei Potelecki.

A intenção do Pacto é consolidar Criciúma como um polo de inovação e elevar o nome da cidade ao cenário nacional e mundial.

“São ações focadas em preparar o ambiente local, o ecossistema de inovação para que ele possa se colocar no cenário mundial. Primeiramente não só no cenário regional, para que possamos criar um ambiente favorável para atração de novos negócios, atração de investimentos e para o surgimento de novas ideias, de ideias inovadoras”, afirmou  Potelecki.

Inovação em Criciúma une entidades em pacto
Solenidade ocorreu no Salão Ouro Negro na Prefeitura de Criciúma – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Para o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, o pacto irá proporcionar uma união de forças em busca do desenvolvimento da cidade. “Acreditamos muito no Sul. Temos uma região bem diversificada no cenário econômico. Com todas essas instituições juntas vamos longe”, comentou.

Durante o ato, realizado no Salão Ouro Negro do Paço Municipal, um mural foi assinado pelos representantes de cada entidade envolvida no Pacto pela Inovação. Ao todo mais de 40 entidades estão envolvidas na ação.

“Com o Pacto queremos isso, essa união. A socidade, as entidades juntos com o poder público. A riqueza que saiu do solo criciumense ela deve ser transformada ainda mais na superfície. Podemos ser a capital nacional das startups, enfim, da inovação”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Inovação em Criciúma une entidades em pacto
Mural foi assinado por representantes de cada entidade – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Dentre as entidades participantes estão instituições de ensino, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada como Bairro da Juventude e Abadeus.

“Essa integração voltada à inovação reflete no desenvolvimento de toda a cidade. Juntas, as academias se complementam, em atividades e ações que visam o bem comum e contribuem para um ambiente empreendedor, sempre pensando no futuro”, disse a Pró-Reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Ela representou, no ato, as entidades educacionais.

Diagnóstico do ecossistema de inovação é realizado

Um diagnóstico do ecossistema digital de Criciúma foi realizado pelas entidades. Dentre as principais dificuldades atuais, a que mais se destaca é a falta de mão-de-obra especializada. Algo que é sentido não apenas na região, mas em todo o mundo.

“Existe a necessidade de formação de mão de obra, uma dor eminente. Algo que temos que trabalhar bastante forte. O município está buscando fazer a parte dele. Assim como cada instituição, nesse sentido de gera talentos e cada vez mais trabalhar os estudantes de graduação para que tenham esse contato direto com a inovação como um todo. Esse é um dos nossos grandes desafios”, finaliza Potelecki.

Você também pode gostar