Notícias de Criciúma e Região

Impasse no atendimento hospitalar de Nova Veneza

A situação da saúde pública no Hospital São Marcos, em Nova Veneza, está com um impasse entre Instituto Maria Schmitt (Imas), que administra a unidade, e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (SindiSaúde). O sindicato anunciou na manhã desta terça-feira, dia 11, que parte dos colaboradores estariam em greve. Já a Prefeitura do município e o Imas informaram que a unidade hospitalar segue trabalhando normalmente.

O Secretário de Saúde de Nova Veneza, César Pasetto, esteve no hospital durante esta manhã e relatou que nenhum atendimento foi paralisado. “Estivemos no hospital e confirmamos que em nenhum momento o hospital paralisou as suas atividades. O Sindicato veio, colocou alguns cartazes e divulgou para a imprensa. Mas a população de Nova Veneza que depende dos serviços do São Marcos, pode ficar tranquila que o hospital está com o seu funcionamento em 100%”, afirma Pasetto.

Foto: Lucas Sabino/Divulgação

O presidente do SindiSaúde, Cleber Ricardo da Silva Cândido, relata que parte dos colaboradores estão paralisados desde o início da manhã desta terça-feira, dia 11, devido ao atraso do pagamento do salário do mês de dezembro de 2021. “Este atraso vem acontecendo há quatro meses. Então houve uma deliberação prévia da categoria em assembleia que, caso atrasasse o salário novamente, paralisaríamos os atendimentos, como aconteceu hoje”, relata o presidente.

Ainda segundo Cleber, somente os serviços de urgência e emergência seguem em atendimento, os serviços ambulatoriais estão parados no momento.

Foto: Divulgação SindiSaúde
Foto: Divulgação SindiSaúde

A Secretaria de Saúde informa que o município realiza um repasse no valor de R$ 160 mil reais ao Instituto para a manutenção e pagamento dos funcionários que atuam no Pronto Atendimento. E desde o início do convênio, este valor é pago rigorosamente ao Imas, que é responsável pelos salários dos colaboradores. 

O Instituto Imas emitiu uma nota na manhã desta terça-feira, dia 11, informando que o atraso nos pagamentos foi devido a um problema administrativo, mas que os colaboradores foram informados da situação. Segundo a nota, o atendimento no hospital segue normalmente, acompanhe abaixo:

 

Nota de esclarecimento
O Instituto Maria Schmitt-Imas, entidade gestora do Hospital São Marcos em Nova Veneza-SC, vem a público esclarecer sobre o pagamento salarial dos funcionários da unidade hospitalar que tiveram um pequeno atraso por conta de uma mudança operacional e procedimentos administrativos burocráticos alheios à nossa vontade. Cabe destacar ainda que a situação deve ser regularizada já nas próximas horas e que o Hospital segue funcionando normalmente sem qualquer prejuízo ao atendimento da população.

O Imas esclarece ainda que os colaboradores foram previamente informados sobre a situação extraordinária e descarta qualquer possibilidade de greve na unidade de hospitalar. É importante destacar que desde que assumiu a gestão do Hospital São Marcos, os servidores têm recebido seus salários em dia e a direção trabalha em total sintonia com os servidores na prestação de um serviço de qualidade a população, mantendo total transparência de suas ações para que o resultado seja sempre a mútua colaboração entre as partes.

Por fim, agradecemos a compreensão de todos os servidores que diariamente contribuem para que a população de Nova Veneza e região sejam sempre acolhidos com carinho e atendimento humanizado, uma das principais marcas da gestão Imas nas unidades em que administra. Reafirmamos ainda nosso compromisso de primar sempre pelo respeito, transparência e lisura das nossas atividades.

Você também pode gostar