Imbituba promove ações no combate ao avanço da dengue
A doença, além da febre de chikungunya e do vírus da zika, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti
No boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), referente ao período de 02 a 15 de janeiro deste ano, o número de focos de dengue no Estado, chegou a 2.282, encontrados em 131 municípios. A doença, além da febre de chikungunya e do vírus da zika, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Conforme o boletim, entre as cidades infestadas pelo mosquito está Imbituba. A diretora da Vigilância em Saúde do município, Carina Genovez Ferreira, comenta que este ano nenhum foco foi encontrado, sendo que ano passado foram 53. O município mantém o trabalho de prevenção.
Segundo a diretora, a Vigilância Epidemiológica continua com atividades intensas, onde incluem visitas aos pontos estratégicos, panfletagem, encontros com as agentes comunitárias para que entrem na força-tarefa de combate ao mosquito, como também, para que orientem as pessoas destacado a importância de limpeza e de não deixar água parada.
“Emitimos uma circular para todos os postos de saúde para que a equipe médica fique alerta aos possíveis sintomas, que muitas vezes são parecidos aos do coronavírus. Trata-se de um trabalho de “formiguinha”, envolvendo uma parceria entre o Poder Público e a população. Iremos vencer”, aposta.
Mais dados
No ano passado, nesse mesmo período, foram confirmados 3.081 focos em 113 municípios, onde se observa uma diminuição de 25,9%. Ainda conforme os dados da Dive, em relação à situação entomológica, são 118 municípios considerados infestados, o que representa um incremento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2021, que registrou 103 municípios nessa condição.
No período de 02 a 15 de janeiro de 2022, foram notificados 394 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, cinco foram confirmados, todos pelo critério laboratorial, 75 (19%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue, e 314 (80%) estão em investigação pelos municípios.
Medidas para prevenção da dengue
- Limpar as calhas e lajes das casas;
- Se houver piscina, lembrar aos moradores de que a água deve ser sempre tratada;
- Manter recipientes/locais de armazenamento de água, como caixas d’água, poços, latões e tambores, bem fechados;
- Guardar garrafas vazias de boca para baixo;