IMAS celebra seis anos à frente do HRA promovendo avanços inéditos na história do hospital
Ampla reforma do pronto- socorro, climatização dos leitos, ampliação das UTIs e a habilitação em alta complexidade estão entre as principais benfeitorias da gestão
Transformar a realidade da saúde pública é a missão do Instituto Maria Schmitt em seu modelo de gestão. Há seis anos à frente do Hospital Regional de Araranguá – Deputado Affonso Guizzo (HRA), o IMAS não mediu esforços para garantir novos serviços, ampliando e reformando a parte estrutural, realizando tantas outras benfeitorias inéditas na história da unidade para atender com mais segurança e qualidade toda a população.
Referência em assistência pública na macrorregião sul de Santa Catarina, o HRA atualmente realiza por mês uma média de 14 mil atendimentos entre emergência, saídas hospitalares, consultas e exames, além de 170 partos e 400 cirurgias de urgências e eletivas. Números que reafirmam o papel protagonista da unidade hospitalar na região.
De acordo com Kristian Souza, diretor geral do Hospital Regional de Araranguá, o Instituto Maria Schmitt trouxe conquistas históricas e muitos avanços para o hospital. “Além da ampla reforma no pronto-socorro, a colocação de calhas e troca de telhado, reformamos duas alas que contemplam 70 leitos, incluindo pisos, pinturas, banheiros, móveis, mesas de refeição, setores de apoio, camas hospitalares, adquirimos equipamentos como raio X móvel, 33 camas hospitalares, e ampliamos os serviços de 27 especialidades para 48 entre consultas e exames, aumentamos mais 10 leitos de UTI adulto geral, 13 leitos de UTI Neonatal, leitos também de enfermaria na maternidade e pediatria”, enfatizou.
Entre os serviços tão almejados pela população estava a Alta Complexidade em Traumato Ortopedia, que hoje é uma realidade no Hospital graças a administração do IMAS que garantiu a capacidade técnica para ofertar o serviço. “Um pleito antigo, com mais de oito anos de espera, antes mesmo da gestão do Instituto. Estamos fazendo a diferença na vida de pacientes que estavam há anos na fila esperando pela realização desse tipo de procedimento”, declarou o diretor.
Recentemente, o Instituto Maria Schmitt concluiu uma demanda muito aguardada pelos pacientes e seus acompanhantes: a climatização em todos os 154 leitos do Hospital. “Climatizar todo o hospital era um sonho antigo, desde a sua fundação, por isso estamos felizes em oportunizar esse benefício para os pacientes e servidores,” frisou Kristian.
Nesse último mês de novembro, iniciou-se uma ampla reforma do Pronto Socorro para oferecer um serviço ainda mais qualificado com uma nova estrutura, aprimorando o fluxo, com mais celeridade no atendimento.
A técnica de enfermagem, Silvia Cristina Machado, está há 14 anos trabalhando no Hospital Regional de Araranguá e já passou por quatro administrações anteriores ao IMAS. “Falo de coração aberto: nenhuma delas fez tantas melhorias como o Instituto Maria Schmitt fez no nosso hospital. Setores reformados, climatizados, mobília nova e agora também a nossa emergência sendo reformada. Posso dizer que sinto orgulho dessa equipe que transforma vidas. O IMAS oferece qualidade em saúde, uma equipe dedicada, boa infraestrutura e cuidado humanizado, que são sua marca registrada”, afirma.
“Os benefícios e os avanços foram muitos em 6 anos, e existem ainda muitos projetos no planejamento para os próximos quatro anos de contrato”, afirma Kristian que reforça que toda essa conquista vem refletindo também no índice de satisfação dos usuários da unidade que atinge mais de 96%.