Imagens inéditas, feitas pela Nasa, mostram luminosidade dos anéis de Saturno
São as primeiras observações de infravermelho nas proximidades do planeta
Imagens inéditas da Nasa mostram Saturno com uma luz impressionante dos anéis que orbitam ao redor do planeta. São as primeiras observações de infravermelho nas proximidades do planeta.
De acordo com a agência espacial dos Estados Unidos, esta nova imagem de Saturno mostra claramente os detalhes dentro do sistema de anéis e mais 146 luas do planeta, entre elas as maiores Dione, Enceladus e Tethy.
Três pesquisadores participaram da experiência que está sendo comemorada pelos cientistas.
Muitos detalhes
A imagem foi registrada como parte de um programa que inclui várias exposições em torno de Saturno. O programa testa um telescópio específico destinado a detectar luas fracas ao redor do planeta e seus anéis brilhantes.
Quaisquer luas recém-descobertas podem ajudar os cientistas a montar uma imagem mais completa do sistema atual de Saturno, bem como de seu passado.
O inesperado
A atmosfera de Saturno também mostra detalhes surpreendentes e inesperados. Saturno está atualmente experimentando o verão do Polo Norte, com o hemisfério sul emergindo da escuridão no final do inverno.
Missões como a Pioneer 11 da Nasa, as Voyagers 1 e 2, a espaço nave Cassini e Telecópio Espacial Hubble rastrearam a atmosfera e os anéis de Saturno por muitas décadas.
Os pesquisadores
As novas imagens de Saturno e os anéis foram conduzidas por três pesquisadores. Heidi B. Hammel é uma cientista interdisciplinar Webb que lidera as Observações de Tempo Garantido (GTO) do Ciclo 1 do Webb do sistema solar. Ela é a vice-presidente de ciência da Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia (AURA) em Washington, nos Estados Unidos.
Leigh Fletcher é professora de ciência planetária na Universidade de Leicester, na Inglaterra. É investigador principal de vários Programas de Observação de Tempo Garantido do Webb, incluindo o Programa 1247.
Matt Tiscareno é um cientista pesquisador sênior no SETI Institute, Califórnia, onde estuda a dinâmica de sistemas planetários, incluindo anéis planetários. Ele é um membro integrante da equipe Webb Guaranteed Time Observation para o estudo de Saturno.
Veja que impressionante:
Ver essa foto no Instagram