A imagem não é algo estático, imóvel, afinal, não somos manequins de vitrine. Nossa imagem é vista sob vários ângulos, perspectivas e está em constante movimento, ela é a postura que adotamos, o comportamento diante de determinada situação, o tom de voz que decidimos usar, o discurso proferido, a roupa que vestimos etc.
A presença pessoal precisa ser capaz de transmitir confiança e credibilidade. Devendo impressionar e promover maior aproximação com seu público.
A mensagem comunicada pela imagem deve trazer sensações e emoções positivas.
Apostar na ideia de que ela é secundária pode ser um erro incontornável.
Desperdiçar um canal de comunicação tão poderoso não é um movimento acertado.
Nos identificamos uns com os outros pelos valores, ideais, posicionamentos defendidos, mas, também, pela música que ouvimos ou jeito de vestir. Os fatores que geram esta identificação são inúmeros e valorizá-los é questão de estratégia.
Traduzir, genuinamente, estes pontos e valorizá-los através da imagem estabelece uma ligação, aquele ponto em comum que diz “somos parecidos”. Esta sensação de afinidade aproxima e pode fazer daquele o merecedor de seu tempo, atenção e apoio.
A imagem pessoal é um canal de comunicação influente na hora de conectar-se com pessoas. Ela reforça mensagens e discursos. Ela é potente e fala tão alto que, às vezes, não é preciso dizer uma só palavra para gerar influência.
Para uma gama da população, que não tem os recursos para pesquisar e saber se o que o político fala é verdade ou não, bastará a palavra e o que seus olhos veem. E os olhos veem a imagem que foi projetada por meio de um discurso convincente, tom de voz, gestos e carisma. Em sua mente, mesmo não distinguindo estes requisitos, uma opinião será formada pelas emoções que sentiu.
A imagem tem que confirmar o que diz o discurso. Deve haver coerência entre eles para comunicar a credibilidade almejada.
Compreender que imagem é bônus e, como tal, deve ser usufruído, é ganhar uma grande aliada na construção de uma carreira próspera, seja ela dentro ou fora da política.
Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.