Notícias de Criciúma e Região

Igrejas e muros da região central amanhecem com protestos contra Salvaro

Político exonerou um professor da disciplina de Artes da Rede Municipal de Ensino apresentar em sala de aula um vídeo considerado inapropriado

A fachada da Catedral São José e muros na região central de Criciúma, amanheceram nesta quinta-feira, dia 26, com pichações em protesto ao pronunciamento do prefeito Clésio Salvaro. O político exonerou um professor da disciplina de Artes da Rede Municipal de Ensino apresentar em sala de aula um vídeo considerado inapropriado.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

As frases “Homofobia é crime” e “Fora Salvaro” foram pichadas na fachada da Catedral São José e em muros na Rua Henrique Lage, próximo a loja Damyller (apenas referência), Rua Barão do Rio Branco, próximo ao Colégio São Bento (apenas referência) e no Colégio Marista. A fachada da Igreja Batista Betel, próximo a rodoviária, Igreja Católica do bairro Próspera, Igreja Universal e Banco Itaú também foram depredadas. A Polícia Militar está analisando as imagens de câmeras de segurança para identificar o autor. O padre Antônio Junior, responsável pela Paróquia de Criciúma, está em Retiro e não vai se manifestar no momento.

Muro Rua Barão do Rio Branco – Foto: Marcelo De Bona
Muro Rua Henrique Lage – Foto: Marcelo De Bona
Fachada Catedral São José – Foto: Marcelo De Bona
Fachada Catedral São José – Foto: Marcelo De Bona
Fachada Catedral São José – Foto: Marcelo De Bona
Muro Colégio Marista – Foto: Defesa Civil
Fachada Catedral São José – Foto: Marcelo De Bona
Fachada Igreja Batista Betel – Foto: Marcelo De Bona
Fachada Igreja Universal – Foto: Defesa Civil
Fachada Banco Itaú – Foto: Caroline Sartori

 

Organizado pela vereadora criciumense Giovana Mondardo, será realizado um protesto “Parada LGBTQIA+ Criciúma” neste sábado, dia 28, em frente à prefeitura do município. Em suas redes sociais, Mondardo afirma que Salvaro será denunciado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por homofobia. A movimentação “Parada LGBTQIA+ Criciúma” está sendo organizada pela vereadora criciumense Giovana Mondardo e será realizada a partir das 14 horas.

Segundo a Legislação Penal, Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal n° 9.605/98, pichação é crime, vejamos:

“Art. 65. Pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

Parágrafo único. Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção, e multa.”

Você também pode gostar