Notícias de Criciúma e Região

Igor, de 6 anos, precisa de ajuda para continuar lutando contra doença da medula

Diagnosticado com aplasia medular grave, o pequeno Igor Gava, de 6 anos, passará por um transplante de medula óssea. Ele está internado na pediatria do Hospital Unimed, em Criciúma, desde o dia 25 de julho e precisa constantemente receber sangue, devido as hemácias baixas. A família pede financeira para custear as despesas da viagem e doação de sangue.

No fim deste mês, ele e a família vão para o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, para realizar os exames e fazer o transplante de medula. Exames serão realizados nos pais e irmãos para verificar se um dos familiares poderá doar para Igor. “Tenho mais dois filhos e todos nós vamos passar por exames e verificar a compatibilidade”, explicou a mãe de Igor, Tatiane Gava.

Com isso, a família está pedindo duas ajudas: doação de sangue, para repor no Hemosc as bolsas que estão sendo usadas pelo pequeno e ajuda financeira para custear as despesas da viagem a Curitiba (PR).

As doações de sangue podem ser feitas de qualquer tipo sanguíneo diretamente no Hemosc de Criciúma. Quem quiser contribuir, pode fazer a doação no PIX (48) 99902-5372, celular da mãe, Tatiane Gava.

Descoberta da doença

A doença foi descoberta no dia 25 de julho durante uma consulta de rotina. A mãe de Igor explicou que começaram a aparecer manchas roxas na pele do menino e também começou a ficar pálido. Como Igor sempre foi uma criança tranquila, o aparecimento dos hematomas começou a intrigar a mãe, que decidiu procurar um médico.

Da consulta, a família já foi direto para o hospital onde Igor começou a receber reposição de hemácias. “Foi feito uma biópsia da medula, chegou o restado faz poucos dias com o diagnóstico de aplasia medular grave”, explicou a mãe de Igor, que incentiva a doação de medula óssea. “Pode ser que não seja o caso do Igor, de precisar de doação de medula, mas quantas outras pessoas estão na mesma situação e procuram por alguém compatível. Pedimos que as pessoas procurem o Hemosc e se tornem um doador”, frisou.

O que é aplasia medular

A aplasia medular, também chamada de aplasia da medula óssea ou anemia aplásica, é uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea, o que resulta em baixas concentrações de hemácias, plaquetas e leucócitos circulantes no sangue.

Você também pode gostar