Notícias de Criciúma e Região

Içara: Servidores afastados por saúde terão salários reduzidos

Projeto de autoria do Poder Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal

Os servidores de Içara que estiverem em licença por motivos de saúde, terão salários reduzidos. Essa é a proposta encaminhada pelo poder executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores nessa segunda-feira, dia 13.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

De acordo com  o documento encaminhado aos vereadores, assinado pela prefeita Dalvania Cardoso, o afastamento para tratamento de saúde dos servidores públicos municipais tem gerado diversos transtornos e implicado na má qualidade dos serviços ofertados, além disso a despesa para contratação de novos profissionais para ocupar essas funções aumentam os custos dos serviços, já que o servidor afastado continua recebendo o mesmo valor como se estivesse em atividade.

O documento apresenta ainda como justificativa o fato de que na iniciativa privada, segurados pelo INSS, o trabalhador não recebe a integralidade, o benefício (auxílio-doença) é menor, sendo uma média aritmética das contribuições. No caso do Município de Içara, os servidores continuam sendo pagos pela administração com recursos oriundos dos impostos.

O projeto prevê que o servidor afastado, continue recebendo o salário pelo Município, porém, após 20 dias, receberá 80% do valor de sua remuneração.

A proposta da prefeita Dalvania foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) e posteriormente recebeu dispensa de análise nas demais comissões. Na Câmara a proposta foi aprovada por nove votos favoráveis e seis contrários. Agora segue para sanção.

Foram contra o projeto os vereadores:  Carla de Souza – MDB, Geraldo Baldissera- MDB, Edson Freitas- MDB, Laudo Calegari- MDB e Jairinho- PSD.

 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e de Balneário Rincão emitiu uma nota declarando ser contra o projeto de lei. O Sindserpi considera o projeto injusto, já que nos problemas de saúde, os profissionais precisam ainda mais de apoio.

 

NOTA SINDICATO:

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara e de Balneário Rincão, esclarece a todos os servidores e servidoras de Içara, que desconhecia o Projeto de Lei n: PE/9/2021 (que diminui o salário do servidor que permanecer mais de 20 dias em licença médica), e somente foi protocolado na câmara de Vereadores no dia 10/12/2021 (sexta Feira) e votado em duas sessões na mesma noite do dia 13/12/2021. Que no dia 13/12/2021 no horário da sessão da câmara de Vereadores de Içara, a diretoria do Sindicato estava em assembleia no Balneário Rincão na negociação do repasse integral da inflação dois últimos anos, se tivesse conhecimento do referido projeto, teria mobilizado a categoria para comparecer na Câmara. Que estamos solicitando a cópia de todo o processo legislativo da tramitação do referido projeto para câmara Municipal, cópia da ata da sessão e também requerendo uma reunião de urgência com a Prefeita Dalvania. O sindicato ainda esclarece que nenhum vereador(a) entrou em contato com esse Órgão representativo de classe sobre o referido projeto e que é totalmente contra o Projeto aprovado, pois é totalmente injusto que um servidor na hora que mais necessita e não pode trabalhar por motivo de doença ter seu salário reduzido. Informa ainda, que já solicitou a sua assessoria jurídica a analise sobre a constitucionalidade do mesmo.

Você também pode gostar