Notícias de Criciúma e Região

Içara Mais Tec: 280 alunos se formam em curso de robótica e desenvolvimento de games

Parceria do Governo Municipal e SESI de Criciúma contemplou alunos de 11 a 14 anos

Nessa segunda-feira (18), 280 estudantes da rede pública de ensino de Içara completaram mais uma etapa importante na formação escolar. Eles participaram da formatura dos cursos de robótica e desenvolvimento de games do programa Içara Mais Tec, desenvolvido para estudantes da rede municipal e estadual do município. A iniciativa contemplou alunos de 11 a 14 anos, divididos em 13 turmas, sendo 11 de robótica e duas de desenvolvimento de games, em uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e o SESI de Criciúma.

“Nós sabemos que as profissões do futuro passam pela tecnologia. Estamos na era da internet, da informática, da informação, do inglês e, para acompanharmos tudo isso, precisamos investir recursos públicos. É um investimento que fazemos nas pessoas e que irá fazer a diferença no futuro delas e da cidade”, salienta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Foto: Divulgação

A capacitação contou com 60 horas curriculares no curso de robótica e 80 horas para o desenvolvimento de games, com os encontros acontecendo no contraturno escolar. Antes da formatura, na manhã e tarde dessa segunda-feira, o Salão Paroquial da Matriz São Donato recebeu o evento Hackathon, reunindo os estudantes em uma dinâmica competitiva que propôs a inovação para a resolução de problemas, promovendo uma disputa positiva de ideias e de ações.

“É com grande orgulho que celebramos a formação de jovens que agora possuem uma base sólida em robótica e desenvolvimento de games, áreas essenciais e diretamente conectadas aos conceitos do mercado de trabalho do futuro. Essa formação é mais do que um aprendizado profissionalizante; é um passo decisivo para preparar esses estudantes para os desafios e oportunidades de um mundo cada vez mais digital e inovador. Agradecemos ao Governo Municipal de Içara pela confiança no SESI e SENAI para operacionalizar este projeto. Juntos, estamos investindo no futuro das profissões e no desenvolvimento do município”, aponta o gerente de operações do SESI e SENAI das regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto.

Foto: Divulgação
Você também pode gostar