Notícias de Criciúma e Região

‘Içara no Combate à Dengue’ chega ao bairro Presidente Vargas nesta terça

A força-tarefa ‘Içara no Combate à Dengue’ ocorre no bairro Presidente Vargas na manhã desta terça-feira, dia 26; entenda

A força-tarefa ‘Içara no Combate à Dengue’ ocorre no bairro Presidente Vargas na manhã desta terça-feira, dia 26. Serão realizadas visitas nas residências das 8 horas às 12 horas. Equipes da Secretaria de Saúde como as vigilâncias epidemiológica e sanitária, agentes de endemias e agentes comunitários, além da Defesa Civil municipal participam da ação.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O Presidente Vargas será o segundo bairro a receber a força-tarefa em Içara. De acordo com a Prefeitura, o bairro foi escolhido devido do alto número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

“A primeira força-tarefa foi muito importante, conseguimos visitar um grande número de casas, fazer as coletas que estão em análise. O Presidente Vargas é um bairro que também merece a atenção, estaremos visitando as residências, orientando e distribuindo materiais informativos e propondo a limpeza dos terrenos”, revelou o secretário de Saúde, Sandro Ressler.

'Içara no Combate à Dengue' chega ao bairro Jussara nesta terça
Equipes da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Içara irão realizar visitas à residências no bairro Jussara no combate a focos do mosquito da dengue – Foto: Divulgação/Prefeitura de Içara

Caso os agentes encontrarem larvas, é feito a coleta e mandado o material para análise, se constatado como as larvas do mosquito aedes aegypti a residência e as demais em um raio de 300 metros receberão a revisitação periodicamente.

Além dos bairros, o trabalho de orientação e conscientização também está sendo realizado em escolas. Os agentes de endemias estão mapeando os terrenos baldios que possuem lixo para a notificação dos proprietários.

A Secretaria de Saúde lembra que é necessário limpar os ralos, calhas, recipientes de água e ração dos animais, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água, além de outras ações de combate à dengue.

Ação em Cocal do Sul

Devido ao aumento de casos de Dengue em todo o Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Cocal do Sul, por meio da Vigilância Epidemiológica, intensifica as ações de combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O intuito é gerar um alerta à população para que redobre os cuidados.

De acordo com dados divulgados pela Dive, desde o início do ano até agora, foram mais de 20 mil casos da doença em Sana Catarina, dos quais 16 pessoas morreram. A Secretaria de Saúde e equipe da Vigilância Epidemiológica têm monitorado as residências e terrenos para orientar ou identificar focos de larvas do mosquito da Dengue. Em Cocal do Sul, a agente Kariny Raimundo Silveira tem atuado à frente dos trabalhos.

Foto: Divulgação/Prefeitura Cocal do Sul

“A prevenção por meio da orientação é realizada durante o ano todo, mas agora estamos intensificando as orientações por conta da chegada do verão e temperaturas mais elevadas, condições essas propícias para a proliferação do mosquito da dengue. Fazendo assim, um alerta para a população redobrar o cuidado e eliminar possíveis criadouros do mosquito”, comenta o secretário municipal de Saúde, Sidney Duarte de Oliveira.

Nesta semana, será realizada na Secretaria de Saúde uma roda de conversa com as agentes comunitárias, orientando sobre o combate à dengue e de que forma identificar possíveis focos nas residências.

Confira abaixo algumas dicas de prevenção:

-Evitar o uso de pratos nos vasos de plantas e se usar, optar por colocar areia;

-Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;

-Manter lixeiras tampadas;

-Deixar os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

-Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;

-Tratar a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

-Manter ralos fechados e desentupidos;

-Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

-Retirar a água acumulada em lajes;

Você também pode gostar