Içara amanhece sem as árvores na rua Marcos Rovaris

Içara amanheceu nesta segunda-feira, 04, sem as árvores da rua principal do município. Centenas de plantas foram cortadas da rua Marcos Rovaris criando desconforto entre os moradores da cidade. Como é o caso da advogada, Angelica Zenato Rocha. “Estou arrasada com tudo isso”, desabafa.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Moradora do município há 12 anos, Angelica conta que essa foi uma decisão tomada por alguns comerciantes do Centro e que não representa o desejo das pessoas da cidade.

“Tenho conversado com as pessoas e estão todos perplexos”, destaca a advogada. Ela acredita que cerca de 10% das árvores estavam doentes e que não havia necessidade de cortarem todas. “Ano passado fizeram uma poda errada que acabou prejudicando elas. Fizeram uma reunião com alguns comerciantes e decidiram isso”, completa Angelica.

Os cortes fazem parte de um plano do Governo Municipal que integra a obra de revitalização da área central de Içara. A retirada teve início nas proximidades da Agência do Banco Bradesco, no mês de outubro. De acordo com o presidente da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Luciano Cardoso, as árvores serão substituídas por outras espécies, adequadas ao projeto paisagístico e respeitando parâmetros ambientais.

“São árvores que foram mal escolhidas no passado. Várias estão podadas e não crescem mais, algumas até batem nas sacadas, impossibilitando uso e visão de moradores. Algumas também estão velhas, já tivemos casos de que árvores que caíram em carros após vendavais, outras estão levantando a raiz, estourando o petit pavê, prejudicando as calçadas”, explica Cardoso.

Todas as árvores, da espécie pata de vaca, retiradas serão repostas por espécies adequadas. “Vamos revitalizar e repor, não teremos nenhuma árvore a menos, mas colocaremos árvores adequadas, nativas, com o cuidado da escolha. Onde temos fiação, respeitaremos a rede elétrica e sacada de moradores”, reforçou o presidente do órgão ambiental.

Projeto de paisagismo

A rua Marcos Rovaris também receberá novos bancos e lixeiras. “Teremos ainda a substituição do petit pave para o paver, e a recuperação da rede de água em conjunto com a Casan, reformulação da iluminação pública em parceria com a Cooperaliança. Também será realizado um procedimento para levantar a fiação elétrica da calçada, além da desobstrução das caixas de captação de água da chuva nas calçadas. São alguns transtornos momentâneos para que tenhamos um bom resultado final”, acrescentou o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Junior.

#meio ambiente, #projeto, Corte de árvores, Içara