IBGE inicia coleta de dados para censo agropecuário

Já estão em andamento em Siderópolis as entrevistas para o Censo Agropecuário 2017. A coleta de dados, feita pela recenseadora Paula Ghislandi, iniciou nas comunidades de Alto Rio Maina, São Martinho, Santa Luzia e Santo Antônio. Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Em Siderópolis foi formada uma Comissão Municipal de Geografia e estatística, que fará o acompanhamento das etapas censitárias desde a coleta dos dados até os resultados preliminares. Ela dará apoio para eventuais dificuldades enfrentadas pelos recenseadores nas visitas. A comissão é formada pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, Câmara de Vereadores, Epagri, Cooperbelluno, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural e Polícia Militar. “É importante essa participação da sociedade para dar mais transparência a todo processo, assim como também é importante colher as informações para que tenhamos um apanhado minucioso da nossa agricultura”, destacou o prefeito Hélio Cesa, o Alemão.

O Censo Agropecuário 2017 vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias. A ação permitirá a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários, que irá a campo anualmente captar dados detalhados sobre receitas e despesas na produção, crédito e seguro rural, proteção de mananciais, conservação da fauna e flora, uso de agrotóxicos, técnicas de produção, além da situação social e familiar dos trabalhadores do campo, entre outros temas.

“Apenas a recenseadora Paula Ghislandi, fará a pesquisa nas residências e ela estará devidamente identificada com boné, crachá e colete do IBGE. Também acompanharemos de perto toda a aplicação dos questionários para facilitar a entrada do profissional na propriedade”, afirmou o responsável pela Secretaria de Agricultura de Siderópolis, Ronaldo Remor. Esse será o 10º Censo Agropecuário feito em todo o Brasil. No último, realizado em 2007, Siderópolis possuía 295 estabelecimentos produtivos.

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.