HSJosé recebe recertificação como signatário do Movimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Selo garante que a instituição cumpriu com os compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina no ano de 2022
O Hospital São José de Criciúma recebeu mais uma vez o selo como signatário do Movimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A instituição foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo com o certificado que reforça o comprometimento do hospital aos compromissos de adesão ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina no ano passado.
“Este é um importante documento que atesta que a instituição cumpriu com todos os compromissos de adesão com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina no ano de 2022”, explica a assistente de Meio Ambiente do setor de Qualidade do HSJosé, Franciani Sandrini Angulski.
Este é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, que tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Entre as principais ações desenvolvidas está o trabalho para cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. O movimento busca também a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
1 – Erradicação da Pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3 – Saúde e Bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
4 – Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.
5 – Igualdade de Gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6 – Água Potável e Saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
7 – Energia Limpa e Acessível: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10 – Redução das Desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12 – Consumo e Produção Responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13 – Ação contra a mudança global do clima – tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14 – Vida na Água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15 – Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17 – Parcerias e Meios de Implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.