HSJosé conquista a recertificação de Hospital Acreditado com Excelência
Instituição foi o primeiro hospital privado/filantrópico do estado a ser certificado, desde 2021, em nível 3, o mais alto grau de excelência em gestão e prestação de serviços de saúde
O trabalho diário focado no acolhimento, na humanização, na busca incessante pela qualidade e excelência do atendimento fizeram com que o Hospital São José de Criciúma garantisse em 2024 a recertificação como Hospital Acreditado com Excelência. A primeira certificação nível 3 foi conquista em 2021, e, desde então, a instituição tem consolidado os esforços de todos os setores na manutenção deste resultado e na busca por conquistas ainda maiores.
A recertificação do nível 3 é um processo de avaliação cujo objetivo é garantir que a instituição ainda atende aos padrões estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conforme o padrão da metodologia, na recertificação todas as áreas passaram pela avaliação, que neste ano, teve como base os requisitos do novo manual.
“O resultado foi satisfatório, mantendo à instituição o certificado de Acreditado com Excelência. Entre os diversos pontos destacados estão: a ampliação da estrutura física, investimento em tecnologias, ações de ensino e pesquisa, conquistas e premiações, corpo voluntariado, ações de acolhimento, humanização e experiência do paciente, ações voltadas para os colaboradores, ações de sustentabilidade, interação com a comunidade atendida, entre outras”, explica a gerente de Qualidade do HSJosé, Márcia Campos.
Em Santa Catarina existem seis hospitais privados acreditados neste nível. O HSJosé foi o primeiro hospital privado/filantrópico a ser certificado neste nível, demonstrando que a instituição possui um alto grau de excelência em gestão e prestação de serviços de saúde.
“A avaliação é baseada em padrões internacionais de qualidade e o processo de recertificação envolveu uma avaliação abrangente de diversos fatores, como a gestão, segurança do paciente, processos assistenciais, estrutura física, entre outros. A avaliação foi realizada de forma presencial e contou com a participação de cinco avaliadores especialistas (médico, enfermeiros, farmacêutico, fisioterapeuta) durante quatro dias”, enaltece Márcia.
Conquista celebrada por todos os setores
De acordo com a gerente de Qualidade, a abordagem da equipe consistiu na verificação de evidências das práticas realizadas, contando com o envolvimento e participação de muitos profissionais. Após a avaliação um relatório foi emitido informando as conformidades e as oportunidades de melhorias de cada área.
“Esse documento é um instrumento norteador valioso para os aprimoramentos que serão realizados no decorrer deste ano. A avaliação de manutenção da recertificação acontecerá em um ano e o selo conquistado tem validade até 01/2027”, comenta.
Para a diretora do HSJosé, Irmã Isolene Lofi, receber a recertificação como Acreditado com Excelência reforça a consolidação dos esforços mútuos de uma grande e eficiente equipe.
“É a certeza de que as escolhas feitas estão no caminho e direção certas. Essa conquista somente reforça o reconhecimento do compromisso da instituição com a qualidade e a segurança, com a melhoria constante, eficiência, competitividade e conformidade regulatória. É a comprovação do esforço de todas as equipes, de todos os setores, que trabalham em conjunto para levar sempre o melhor ao paciente e aqueles que precisam do HSJosé. Nossa gratidão a todos pelo empenho e por mais esse importante reconhecimento”, pontua Irmã Isolene.
Novos desafios com a certificação Planetree
Como é do instinto do HSJosé desafiar-se constantemente, em paralelo a recertificação garantida pela ONA, o hospital iniciou a preparação para a Certificação Internacional Planetree – Cuidado Centrado na Pessoa.
“O projeto com duração de 24 meses e inúmeras atividades já estão em andamento, como: avaliações, sessões de aprendizagens (virtual e presencial), relatórios, planos de ação, etc. Nesse processo contamos com a assessoria do Escritório de Excelência do Hospital Albert Einstein e os resultados esperados são: melhoria da experiência do paciente e das famílias, diferencial competitivo e reconhecimento de mercado, aumento da satisfação dos pacientes e colaboradores, melhor desempenho dos indicadores-chaves para qualidade, segurança e cuidado centrado na pessoa”, finaliza Márcia.