Notícias de Criciúma e Região

Hospital São José tem excelência no tratamento de AVC reconhecida nacionalmente

A equipe multidisciplinar do Hospital São José de Criciúma foi reconhecida na categoria Gold pela Angels Awards, trata-se de um programa mundial que capacita e realiza contínuo aperfeiçoamento com equipes de hospitais para atender pacientes com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A categoria ouro se dá, devido a excelência e o tempo de atendimento médio de 45 minutos; chamado porta agulha; que recebe pacientes que chegam ao hospital e recebem todo tratamento necessário para doença em um tempo determinado pelo programa; porém, o tempo de atendimento no São José foi de 38 minutos.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Este tempo médio de 45 minutos mostra a qualidade e agilidade do atendimento ao paciente, desde o momento em que ele entra no hospital, passa pelos exames, até receber a medicação na veia. É gratificante demais receber este tipo de reconhecimento de nível mundial para o Hospital São José”, comenta a médica Gisele de Medeiros, responsável pela Unidade de AVC do HSJosé e diretora clínica da entidade. Segundo ela, esta foi a primeira vez que a equipe participou de um processo como este. “E já recebendo o reconhecimento desta grandeza”, fala satisfeita.

Saiba mais

A saudação está ligada a Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares e a Organização Mundial de AVC. De acordo com os dados da própria Sociedade, a premiação é concedida desde 2018, e tem como objetivo trazer destaque às equipes de profissionais da saúde dos hospitais que prestam este tipo de atendimento.

Segundo os organizadores, cinco Hospitais no Brasil receberam o reconhecimento e apenas dois no país, a indicação ouro, e o HSJosé é uma deles. No Brasil, 300 entidades participam do prêmio e cerca de 2800 instituições concorrem a premiação.

“Estes dados mostram que a estrutura montada para o AVC no HSJosé é de grande ganho para a saúde da região. Já salvou e vai salvar ainda mais vidas, e reduzir as sequelas”, considera um dos neurologistas do serviço Fernando Topanotti Tarabay.

Dados importantes

A Organização Mundial de Saúde aponta, que o AVC é a segunda causa de morte em todo mundo e primeira que traz sequelas às pessoas. Os dados demonstram também, que mais de 13 milhões de pessoas sofram com este problema no mundo; e que uma a cada quatro pessoas será acometida com a doença.

“Além da alegria de receber este reconhecimento, entendemos que estamos no caminho certo para ajudar as pessoas que sofrem com o AVC. Esta doença, se tratada de forma rápida, pode diminuir significativamente as sequelas no paciente e é este nosso objetivo, tratar o paciente o mais rápido possível com toda qualidade e excelência necessária”, finaliza a neurologista.

Você também pode gostar