Hospital São José tem estudo divulgado em jornal internacional
Iniciativa teve o principal objetivo de difundir, aperfeiçoar e estudar o ecocardiograma sob estresse
Um feito importante que reforça a credibilidade e o trabalho desenvolvido por médicos e também pelo Centro de Pesquisa do Hospital São José foi enaltecido com a publicação de um estudo no Journal of the American Society of Echocardiography. O artigo é fruto de um estudo multicêntrico que vem sendo desenvolvido desde 2016 pelo grupo do professor Eugenio Picano (Instituto de Fisiologia Clínica de Pisa) e do Dr. Quirino Ciampi (Hospital Fatebenefratelli, Benevento), na Itália. O principal objetivo é difundir, aperfeiçoar e estudar o ecocardiograma sob estresse.
“O Hospital São José é um dos centros recrutadores desde o início do estudo, pelo grande volume de exames e pela expertise que já possui na área. A importância é medida pelo fator de impacto da revista na qual ele foi aceito para publicação. O Journal of the American Society of echocardiography é um dos maiores na área. Ter o nome da nossa instituição nele, tem um valor inestimável para a atual qualidade do serviço e para inspirar os colegas, a instituição e as novas gerações para manter o padrão de prestação de serviços aos pacientes que nos procuram”, destaca a médica cardiologista do HSJosé, Clarissa Borguezan Daros.
Segundo a especialista, o ecocardiograma sob estresse é consolidado na investigação de inúmeros sintomas, tanto para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, quanto para melhorar o prognóstico, a fim de descartar/ avalizar procedimentos cardíacos e não cardíacos. “A importância de estudos como estes residem no aperfeiçoamento desta valiosa ferramenta, tanto por ser de baixo custo, quanto versatilidade, acessibilidade, por vezes não invasiva ou, no máximo, semi- invasiva ao paciente. É um privilégio poder fazer parte desse estudo e contribuir não somente localmente, mas também para toda a comunidade científica internacional”, finaliza.