Notícias de Criciúma e Região

Hospital São José completa 85 anos nesta segunda-feira

Nas próximas semanas um novo bloco começa a ser erguido onde serão instalados mais leitos

O Hospital São José de Criciúma celebra 85 anos de história, nesta segunda-feira, 8. De caráter privado e de relevância pública, o HSJosé é uma instituição filantrópica, que vem crescendo e desenvolvendo-se com o passar dos anos. As Irmãs Escolares dedicam-se diariamente para manter a Instituição, oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

“Ao celebrarmos esses 85 anos, após o desafio de viver uma pandemia, não há motivo maior a brotar do coração, como a palavra gratidão, pois temos certeza que cumprimos com a missão: prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, em momentos extremamente críticos em todo mundo. Gratidão pela vida que acontece a cada instante, dentro das quatro paredes, muitas vezes no silêncio, na lágrima, no riso, na dor… mais é o movimento da vida. A nossa razão de ser é fazer da saúde um marco para a região sul, temos muitos desafios, mas temos certeza que aqueles que participam desta história e sabem o quanto já enfrentamos, estarão conosco para buscar e fazer desta Instituição uma referência sempre maior”, acredita a diretora geral do HSJosé, irmã Isolene Lofi.

Atualmente, cerca de 1700 profissionais atuam na entidade, 350 médicos fazem parte do corpo clínico e cerca de 50 médicos residentes, atuam nos programas de especializações da entidade que hoje está entre os cinco maiores hospitais do Estado em número de atendimentos.

“Nesses 85 anos, não podemos lembrar do São José, apenas como um hospital, mas sim como um lar; onde todos que lá se encontram são acolhidos e tratados com muito amor e carinho.  Só tenho a desejar mais sucesso a esta entidade que também me acolheu, e que recebe todos que por aqui passam. É uma alegria e uma honra fazer parte deste lugar, desta história e dos projetos desta casa”, considera o diretor técnico e médico infectologista Raphael Elias Farias.

“Milhares de pessoas já passaram por este hospital e sabemos que muitas ainda irão passar. Peço ao senhor que nos ajude a sermos fiéis a nossa missão para continuarmos defendendo a vida com amor e carinho, acolhendo a todos”, destaca a diretora de operações, Irmã Felícita Henz.

Um novo bloco começa a ser erguido nas próximas semanas, que irá contemplar uma estrutura com mais de 17.238m². Serão instalados no local 90 leitos de internação, 20 leitos de UTI para convênios e particulares, um centro de diagnóstico por imagem, bem como todo serviço de oncologia. O espaço fará parte da conexão com o Santa Vita Saúde Center.

“Somos uma instituição de ensino com inúmeros serviços de alta complexidade, temos um parque tecnológico que pode ser comparado aos grandes centros de saúde do país, com equipamentos de ponta. Somos um hospital Acreditado nível III em excelência no atendimento. Possuímos um centro de pesquisa clínica referência. Alcançamos patamares importante para o atendimento aos pacientes. Somos uma grande equipe diretiva, temos um excelente quadro de colaboradores e um corpo clínico extremamente qualificado. Tenho certeza que chegamos com toda força até aqui e vamos além; vamos adiante, levando sempre o melhor para nossos pacientes seja em inovação, tecnologia, mão de obra qualificada e humanização. Essa é, e será nossa missão”, acredita o diretor Administrativo do HSJosé, Laércio Regis Ferrari.

Conheça a história do HSJosé

A história do São José com Criciúma teve início em 1932; quando o atendimento em saúde na cidade era realizado em um pequeno prédio localizado em um terreno na Avenida Centenário, onde atualmente está instalada uma unidade bancária. Após alguns anos de atuação no local, definiu-se que seria necessário construir uma nova estrutura, criou-se então, uma comissão administrativa para tratar do assunto.  Neste mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca, fez uma venda simbólica de um terreno, às Irmãs Escolares de Nossa Senhora. As religiosas, que chegaram ao Brasil com a missão de ensinar, foram convidadas pelo então prefeito Elias Angeloni, para cuidar dos doentes nesta cidade.

Após algumas conversas com as religiosas, definiu-se então que um prédio fosse erguido, o local onde hoje está instalada a atual sede do Hospital São José, foi projetado para 20 quartos; 15 destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía. Havia ainda na sede de saúde, uma sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros pequenos ambientes. Foram dois anos de construção, a obra então finalmente pode ser inaugurada. No dia oito de novembro de 1936, Criciúma já possuía um hospital.

Neste ano então, iniciava oficialmente o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma que se dedicaram e se dedicam até hoje para levar qualidade no atendimento em saúde para a população de Criciúma e de toda região.

Você também pode gostar