NotĂ­cias de CriciĂșma e RegiĂŁo

Hospital investe no atendimento de emergĂȘncia

A proposta do Hospital Unimed CriciĂșma Ă© mudar a realidade do atendimento de emergĂȘncia, oferecendo excelĂȘncia e imprimindo o jeito da instituição hospitalar de atender, com base em protocolos mundiais. E, para isso, investe na capacitação dos mĂ©dicos emergencistas, com auxĂ­lio na realização da especialização Medicina de EmergĂȘncia. O curso Ă© ministrado por professores do Instituto Terzius, de SĂŁo Paulo – um dos grandes centros de formação do Brasil.

SĂŁo trĂȘs mĂ©dicos do hospital que realizam o curso de especialização, entre demais profissionais da regiĂŁo. “Ao todo, sĂŁo 30 mĂ©dicos. A Unimed cede suas instalaçÔes, suporte de audiovisual e oferece coffe break para professores e alunos. Escolhemos a Terzius por percebermos que o instituto possui o mais diferenciado programa na ĂĄrea de medicina de emergĂȘncia”, destaca o mĂ©dico da Unimed, dr. Saul Pereira JĂșnior.

O programa do curso Ă© baseado em diretrizes que tambĂ©m possibilitam os mĂ©dicos a execução da prova de tĂ­tulo da Associação Brasileira de Medicina de EmergĂȘncia. (Abramede). “O instituto oferece cursos de Ășltima geração, como Point Of Care e os tradicionais ACLS, ATLS, PALS.  Aprendemos procedimentos e nuances especĂ­ficas da sala de emergĂȘncia como intubação orotraqueal, acesso venoso central, cricotireoidostomia, drenagem de tĂłrax, punção intra-Ăłssea, entre outros. Contamos ainda com o coordenador em sala de aula, dr. Bruno Pereira, reconhecido mundialmente por sua atuação na ĂĄrea de emergĂȘncia”, lembra JĂșnior.

Elevação na qualidade do atendimento

A especialização prepara os mĂ©dicos a tornarem-se especialistas em Medicina de EmergĂȘncia – nova especialidade reconhecida no Brasil, onde o mĂ©dico atua em salas de emergĂȘncia. “Com a mencionada formação, elevaremos a qualidade de atendimento ao paciente. Estamos nos formando para promover uma medicina baseada em evidĂȘncias e protocolos, seguindo rĂ­gidos padrĂ”es de decisĂŁo crĂ­tica e aumento de performance”, explica dr. Saul Pereira JĂșnior que ainda cita.

DiagnĂłsticos mais complexos

Durante o curso, os mĂ©dicos sĂŁo treinados em lidar com diagnĂłsticos mais complexos. “É um programa completo. Os alunos aprendem desde medidas bĂĄsicas, salvadoras de vida, como tambĂ©m elucidação para diagnĂłsticos mais complexos ou menos provĂĄveis. O treinamento em lidar com paciente crĂ­tico Ă© primordial na sala de emergĂȘncia, assim como sĂŁo as habilidades de manutenção Ă  vida”, explica o coordenador da pĂłs-graduação, dr. Bruno Pereira.

SĂŁo treinados tambĂ©m a otimizar o tempo de atendimento. “Durante o curso, os alunos aprendem, por exemplo, sobre como otimizar o atendimento ao paciente com infarto do miocĂĄrdio, objetivando o diagnĂłstico e o tratamento rĂĄpido. Aprendem como lidar em cenĂĄrios de trauma, decorrentes de acidentes de trĂąnsito. Todos sĂŁo capacitados ainda para atender quadros cirĂșrgicos, respiratĂłrios e assim por diante, ou seja, tornar-se-ĂŁo verdadeiros especialistas”, destaca o coordenador.

 

 

VocĂȘ tambĂ©m pode gostar