Homenagens marcam evento de celebração de um ano do Centro de Reabilitação Pós-Covid-19

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 28

O Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid-19 de Criciúma completou um ano de atividades nesta terça-feira, da 28. Um evento, marcado por homenagens, foi realizado nesta manhã em comemoração à data. O local atende pacientes que ficaram com sequelas da Covid-19. A estrutura fica instalada no antigo Hospital do Rio Maina.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Estiveram presente no evento o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, o Secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande, o médico e Coordenador do Centro de Reabiltação, Luiz Fontana e autoridades locais.

O serviço, que é referência nacional, é oferecido pela Secretaria de Saúde de Criciúma. Um dos organizadores do projeto é o médico da Secretaria de Saúde, Luiz Carlos Fontana, que iniciou o planejamento para abertura do Centro em abril de 2020. “É difícil falar nesse momento. Completando um ano e não imaginávamos que iríamos estar aqui. Tendo algo para comemorar em relação a Covid-19. O passado era muito incerto, só tínhamos notícias ruins. Em pouco tempo conseguimos montar o Centro de Reabilitação, que é referência nacional, tenho orgulho de dizer isso. Mas só conseguiríamos com o apoio que tivemos da Secretaria de Saúde e todos os colaboradores”, enaltece Fontana.

Médico da Secretaria de Saúde e Coordenador do Centro de Reabilitação, Luiz Carlos Fontana – Foto: Caroline Sartori

Os atendimentos iniciaram junto com o Hospital do Rio Maina, no dia 28 de setembro de 2020, com três profissionais. A estrutura completa, no local que funciona atualmente, ficou pronta em 8 de novembro de 2020.

Desde a sua inauguração o Centro já atendeu mais de mil pacientes. Desses, 310 já saíram recuperados. O Secretário de Saúde ressalta a importância do local no tratamento das pessoas atingidas pelo vírus. “Não foi fácil. Desde o início da pandemia sempre buscamos inovação para melhorar o atendimento. O Centro de Reabilitação fez uma restauração de muitas vidas. Pessoas que chegam chorando de cadeira de rodas e saíram daqui caminhando. Espero que com as bênçãos de hoje, do nosso padre, nós conseguimos avançar e continuar fazendo essa qualidade de vida para tantas pessoas. Um ano de luta e um ano de muitas glórias”, relata Casagrande.

O prefeito Clésio Salvaro agradeceu todos que colaboraram com a abertura e manutenção do Centro de Reabilitação. “Muito mais do que trabalhar pelo salário, aqui tem um outro sentimento, o de verdadeiramente salvar vidas. O dia hoje é de agradecimento a todos aqueles que estiveram envolvidos nessa luta para fazer com que este hospital volte a dar vida e esperança para as pessoas”, agradece Salvaro.

O Padre Eduardo Felizardo, responsável pela Paróquia Santo Agostinho, no bairro Rio Maina, esteve presente no evento e fez uma oração abençoando o local. “Estamos passando por uma grande batalha. Mas queremos agradecer a Deus pela capacidade, interesse em fazer o bem e dar a dignidade e restauração. Visitei algumas vezes o local e o pessoal da saúde está dando a vida pela causa. São de fato heróis que precisam ser exaltados”, ressalta o padre.

Padre Eduardo Felizardo

Um dos primeiros pacientes a receber o tratamento no Centro de Reabilitação, Luiz Fernando Cunha Martins, que ficou 35 dias hospitalizado com Covid-19, esteve presente representando os 310 pacientes que receberam tratamento no Centro. O Governo prestou uma homenagem e o prefeito Clésio Salvaro entregou um presente ao paciente.

Paciente homenageado, Fernando Cunha Martins

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.