Notícias de Criciúma e Região

História de Criciúma é reunida em livro

‘Criciúma: uma história de todos!’ será entregue para as unidades escolares

Na sua história de 141 anos, Criciúma reúne garra, luta, colonização, desenvolvimento e muito trabalho. Estes fatos marcam a história da cidade do carvão e foram agrupadas no livro ‘Criciúma: uma história de todos!’, escrito pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Os exemplares serão distribuídos para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) do município. O lançamento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 01.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Precisávamos de um material rico que contasse a história de nosso município para trabalharmos nas salas de aula. Os nossos alunos precisam conhecer a história da sua cidade para entender a realidade de hoje e poder se inspirar para fazer uma Criciúma cada vez melhor para todos. Cada unidade receberá uma quantia para os acervos das bibliotecas das escolas municipais”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Conforme a gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Bento, o livro é um material lúdico e pedagógico. Os profissionais realizaram uma pesquisa em diversos documentos e iconografias para elaborar o exemplar. “Esta obra foi escrita a partir da necessidade e inquietações dos profissionais da rede municipal, que nos solicitavam materiais de pesquisa para trabalharem questões a respeito do município”, explicou .

A obra engloba desde os primeiros habitantes, os povos indígenas e seu contato com os colonos, passando pelos movimentos migratórios, os quais contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento social e econômico e as modificações do município durante os anos. Além de reunir, fotografias, informações sociais, econômicas, geográficas, de infraestrutura e administrativas de Criciúma.

Os profissionais que participaram da iniciativa foram: Guilherme Medeiros Honorato, Janio Cesar Conti, Livia da Silva, Micheli da Costa Bez Birolo, Silvana Alves Bento Marcineiro e Fabrízio Agnes Rodrigues.

Você também pode gostar