Hérnia de disco pode prejudicar o desempenho sexual

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

Uma vida sexual prazerosa traz inúmeros benefícios ao físico, mas também ao psicológico. Segundo especialistas, o ato sexual é tão vital quanto a alimentação, mas o que fazer quando a dor atrapalha o prazer, ainda mais no Dia dos Namorados? Não é incomum pessoas abandonarem as relações sexuais por conta de dores nas costas, causadas, principalmente, por hérnias de disco lombares. É o que constatou uma pesquisa realizada no Reino Unido: 14% dos adultos entrevistados, cerca 6,8 milhões de pessoas, afirmaram abdicar ao sexo por conta do desconforto gerado por dores na coluna.

De acordo com o fisioterapeuta especialista em reabilitação vertebral, Jonathan Maurício, da Clínica Levittá/ITC Vertebral, em Criciúma, a pressão nas raízes nervosas do sacro, por uma lesão de disco, pode criar um suprimento anormal do nervo pudendo, responsável pela inervação do períneo, escroto, clitóris e ânus, o que pode resultar em distúrbios sexuais e da função da bexiga. “A diminuição do desejo sexual é bastante comum nesses casos em ambos os sexos, mas, em situações extremas, homens podem apresentar ejaculação precoce ou disfunção erétil”, afirma.

Tratamento fisioterápico e atividades físicas são fundamentais para fortalecer a musculatura lombar e proteger a coluna, assim como nervos e raízes, mas para não abrir mão da satisfação sexual o profissional dá dicas para aliviar a dor durante a relação. “A melhor posição é de lado, tanto para o sexo quanto para o sono. Anatomicamente falando, é a posição que traz maior relaxamento à coluna”, explica.

O fisioterapeuta recomenda, ainda, prestar atenção ao local onde será praticada a relação sexual. Quem sente dor deve evitar locais desconfortáveis, como o carro, por exemplo. Colchões macios ou duros demais também não são indicados para o ato. “O parceiro que tem hérnia de disco deve evitar ficar com o corpo totalmente estendido na cama, mas flexionar os joelhos. Em qualquer posição, deve se observar a boa postura”, orienta.

Algumas dicas para evitar dor nas costas durante o sexo

-Praticar o ato de lado, em posição de dormir;

-Evitar locais desconfortáveis, como veículos;

-Evitar colchões duros ou macios demais;

-Deitado, não manter o corpo estendido, mas flexionar os joelhos;

-Observar a boa postura.

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo

#Clínica Levittá, #desempenho sexual, #hérnia de disco, #Jonathan Maurício, #sexo, home_destaque

Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo
Repasse para seus amigos utilizando os links abaixo