Notícias de Criciúma e Região

Hemosc reforça necessidade de doação de sangue durante férias

Nesta época, demanda costuma crescer, devido aos acidentes de trânsito

Com a chegada do fim do ano, quando a cidade fica mais vazia, existe a tendência de queda na taxa de doadores de sangue. Por outro lado, a demanda costuma crescer, devido aos acidentes de trânsito que são mais comuns nesta época do ano. O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Criciúma, reforça a importância de manter as doações na temporada de Verão.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“A doação de sangue oscila muito entre um mês e outro. Desde o início da pandemia, houve uma queda de 30%. É importante salientar que antes das férias, de sair da cidade, que todos façam sua doação, pois ajuda o estoque a ficar seguro”, relata o coordenador da Divisão Técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Rafael Luiz da Silva.

Sariane Lacerda, de 27 anos, moradora de Içara, aproveitou o recesso de fim de ano e realizou sua primeira doação de sangue. “Sempre tive vontade de doar. Aproveitei que estou de férias do trabalho e vim. Tenho um colega de Içara que precisa de doação e foi o que me incentivou mais ainda a doar”, relata.

Sariane Lacerda, de 27 anos, moradora de Içara, realizando a primeira doação – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

O ideal para manter o estoque necessário de sangue para abastecer toda a região atendida pelo Hemosc de Criciúma, é de 70 doações por dia. Atualmente, o hemocentro está recebendo cerca de 35 doações diárias.

O Hemocentro de Criciúma atende a Associação dos Municípios da Região Cabonífera (Amrec), Extremo Sul Catarinense (Amesc) e parte da Região de Laguna (Amurel).

Segundo o coordenador, cada doação de sangue pode ajudar até três pessoas. O sangue doado é processado e dividido em constituintes, feito de dois a três hemocomponentes, sendo: concentrado de hemácias, plasma e a plaqueta. 

Processo de separação do sangue – Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Para garantir a segurança das pessoas, a doação de sangue está funcionando com hora marcada, que pode ser pelo site, ou pelo telefone (48) 3444.7400.

Mitos e verdades sobre doação

Quando falamos de doação de sangue, logo surgem algumas dúvidas: se doar uma vez, tem que doar sempre? Doar engrossa o sangue? Dentre outros. O coordenador do Hemosc de Criciúma tira algumas dúvidas sobre a doação de sangue, acompanhe:

Doar engorda? 

Não engorda nem emagrece. O volume de liquido é reposto em 24 horas.

O doador não vai sentir falta desse sangue no seu corpo
Verdade. A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em quatro semanas. 

Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
Não engrossa nem afina o sangue

Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre?
Não. Doar sangue não cria dependência no organismo da pessoa nem é um ato obrigatório.

A quantidade de sangue coletada a cada doação afeta a saúde?
Não. O volume coletado não ultrapassa 10-15% da quantidade de sangue que o doador possui. Esse volume é reposto naturalmente pelo organismo em até 24 horas após a doação.

Há risco de contaminações durante a doação de sangue?
Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.

Você também pode gostar