Hematoma subdural: saiba as causas e sintomas do quadro que afeta Tony Ramos
Neurocirurgião esclarece sangramento cerebral que levou o artista a fazer duas cirurgias
Um hematoma subdural foi o quadro que levou o ator Tony Ramos a duas cirurgias em um intervalo de três dias. Na primeira, o artista foi submetido de forma repentina, ao sentir-se mal e ser levado ao hospital onde foi detectado o quadro e precisou drenar o sangramento intracraniano. Na segunda, que foi neste domingo, dia 19, ele voltou ao centro cirúrgico por apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos.
Em março, este diagnóstico foi a causa da morte do criador da franquia “Dragon Ball”, Akira Toriyama, aos 68 anos. Ainda não se sabe exatamente o que provocou o quadro nos artistas, mas o neurocirurgião, Rodrigo Marcelos explica que existem diversas formas de sangramento intracraniano, incluindo o Hematoma Subdural Agudo (HSDA) e que podem ter diversas causas. Dentre elas, o especialista cita o aumento súbito da pressão arterial, o rompimento de aneurismas e traumatismo craniano.
Sobre as causas
Condições como tumores e trombose e o uso de alguns medicamentos também podem levar aos sangramentos intracranianos. “Apesar disso, ainda pode acontecer de maneira espontânea e sem causa aparente, principalmente em idosos, cujos vasos sanguíneos são mais frágeis. O espontâneo é mais raro e tem sido associado ao rompimento de vasos superficiais do crânio, abuso de álcool, doenças que afetam a coagulação e uso de medicamentos muito utilizados para tratamento de condições cardiológicas”, detalha.
Principais sintomas
Dor de cabeça, náuseas, vômitos, perda de força em um lado do corpo, fala embolada, boca torta, alteração da sensibilidade e da consciência, alterações visuais, sonolência, confusão mental, e crise convulsiva estão entre os sintomas do hematoma subdural. “Quando o diagnóstico não é feito ou é tardio pode resultar em sequelas neurológicas graves ou mortalidade. No hematoma subdural agudo espontâneo, a evolução do tratamento é mais favorável que no traumático”, destaca.
Tratamento Hematoma Subdural
O hematoma subdural tem cura, mas para aqueles que possuem um hematoma subdural pequeno e/ou não apresentam sintomas, não é necessário o tratamento, mas é necessário que a pessoa tenha um acompanhamento adequado por algum tempo. Para os casos mais graves, é necessário algum tipo de procedimento cirúrgico, seja ele uma drenagem simples, uma craniotomia ou uma craniectomia descompressiva, a fim de aliviar a pressão do cérebro.