Heimatfest preserva tradições e valoriza a cultura

Tradicionalmente conhecida como a cidade mais alemã do Sul de Santa Catarina, Forquilhinha se veste com as cores das etnias colonizadoras para realizar a Heimatfest – A Festa das Origens. Desde quinta-feira, 12, descendentes de alemães, italianos, japoneses, afro e poloneses se vestem tipicamente e mostram porque Forquilhinha é uma cidade que preserva suas tradições e valoriza sua cultura.

Curtindo o evento na noite desta sexta-feira, estava Josiane Preis da Silva Tiscoski junto com o marido e os filhos. “Meus filhos participam do grupo folclórico e aproveitamos para assistir a dança e também curtir um pouco da festa. Como moradores não podemos deixar de prestigiar”, considera Josiane.

Com um repertório essencialmente alemão, mas incrementado com outros estilos de música, a banda Blumenau Musikanten, que existe há 50 anos, fez o público dançar em sua apresentação. Considerada uma das mais antigas e típicas da cidade de Blumenau esta é a primeira vez que se apresenta na Heimatfest. “Viemos conhecer a festa e claro, abrilhantar com nossa música” disseram Moacir Coutinho fundador da Blumenau Musikanten e Luis Fernandes integrante da banda.

Evento segue até domingo

Para entrar no clima, o estudante Mikael Pagnan, 20 anos, vestiu seu traje típico e entrou na cultura da Heimatfest. Morador de Forquilhinha, ele conta que em cada edição aproveita para se caracterizar. “Se é para vir tem que ser trajado. Realmente o legal é marcar presença e mostrar nossas origens”, fala entre sorrisos.

A Heimatfest segue até domingo com atrações para crianças, jovens, adultos e idosos. Nesta sexta-feira, a noite, acontece o show nacional com Henrique e Juliano. Em função da chuva, o tradicional desfile histórico cultural acontece neste domingo, 15, às 10 horas da manhã. As demais atrações seguem a programação já estipulada. No site www.forquilhinha.sc.gov.br ou nowww. facebook.com/heimatfest.forquilhinha podem ser conferidas mais informações e a programação completa. Confira abaixo as principais atrações.

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.