Deputado Daniel Freitas propõe que escolas brasileiras tenham segurança armada
Após a tragédia ocorrida no CEI Cantinho do Bom Pastor, na manhã desta quarta-feira, dia 5, em Blumenau, o deputado federal Daniel Freitas (PL/SC) protocolou um Projeto de Lei onde propõe que no ambiente escolar se tenha a presença de efetivo pessoal de segurança armada.
O PL de nº 1636/2023, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por meio do projeto, o deputado propõe que seja acrescentado ao Art. 4º, o XIII com texto: “ambiente escolar com efetivo pessoal de segurança armada, a ser coordenado pelos gestores dos sistemas de ensino, em colaboração com órgãos do Poder Público, a comunidade escolar e a iniciativa privada, com vistas a reduzir riscos no interior das escolas e em suas áreas circunvizinhas”.
Para dar fundamento à alteração solicitada, o parlamentar divulgou dados do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que mostram que o Brasil registrou, nos últimos 20 anos, 23 ataques em escolas, sendo que nos últimos dez meses, dez unidades escolares foram alvos de estudantes, praticamente um por mês.
Heitor Carvalho, coordenador de Redação e colunista do Portal Litoral Sul, graduado em Jornalismo na Unisatc e pós-graduado em Branding, Marketing e Experiência Digital na Unesc.