Notícias de Criciúma e Região

HARMONIZADAS COM PRATOS QUENTES, CERVEJAS ARTESANAIS TAMBÉM SÃO OPÇÃO NO INVERNO

Durante as baixas temperaturas, opções mais robustas e encorpadas, com teor alcoólico maior, ganham a preferência do público

Por morarem em um país tropical, muitos brasileiros associam o consumo das cervejas artesanais ao verão. No entanto, elas podem ser apreciadas ao longo de todos os meses do ano, inclusive no inverno. Durante as baixas temperaturas, opções mais robustas e encorpadas, com teor alcoólico maior, podem ser harmonizadas com diversos pratos quentes. Dessa forma, trazendo sensação de conforto e calor aos consumidores.

Uma das primeiras dicas para consumir essas bebidas no inverno, conforme explica o gerente de produção da Cervejaria Santa Catarina, Edimar Kalfeld, está na temperatura da cerveja artesanal. “Por conta do frio, elas não precisam estar extremamente geladas, o famoso ‘trincando’. Além disso, por mais que muitos ainda optem por versões mais leves, indicamos aquelas com corpo mais denso”, completa.

Entre as opções que têm ótimo desempenho nesta estação do ano, estão cervejas artesanais com sabores e aromas complexos, produzidas a partir de maltes escuros ou avermelhados. Proporcionando uma experiência única aos consumidores, um dos exemplos é a Viúva Negra, da marca Barco. No estilo Doppelbock, é encorpada e com teor alcoólico elevado. “Além dela, temos também a Stout da Saint Bier, que traz notas de café torrado e chocolate amargo, perfeita para noites geladas”, destaca Kalfeld.

Harmonização

Tradicionalmente associadas ao churrasco, as cervejas artesanais harmonizam com diversos pratos, até mesmo aqueles que são os favoritos para aquecer o corpo. “Aqueles que optam por sopas, uma dica está em consumir a versão Pilsen da Saint Bier. Para os amantes de fondue, caso seja de queijo emmenthal e queijo gruyère, o prato deve ser harmonizado com Coruja IPA. Já quando for de chocolate amargo, pode-se consumir Saint Bier Stout. Por fim, para quem não nega um bom macarrão ao molho pesto, as cervejas que mais combinam são do estilo IPA, tanto da marca Coruja quanto Saint Bier”, afirma.

Para todas as épocas do ano

Entre os mitos mais comuns está o de que as versões mais indicadas para o inverno devem ser consumidas apenas nos dias frios. No entanto, conforme reforça o gerente de produção da Cervejaria Santa Catarina, o público pode desfrutar delas ao longo de todas as estações.

“Por serem opções saborosas e fortes, que podem harmonizar com diferentes pratos, e terem uma coloração diferente do amarelo dourado habitual, muitas acabam assustando as pessoas. Um ótimo exemplo é o estilo Dark Lager, que é leve, fácil de beber, contudo, traz notas leves de maltes e a coloração escura, provenientes de maltes torrados utilizados na receita”, ressalta.

Sobre a Cervejaria

Consolidada principalmente no solo catarinense no que diz respeito à produção de cervejas artesanais, a Cervejaria Santa Catarina, adquirida pelo Grupo EZOS em 2023, iniciou suas atividades em 2007, na cidade de Forquilhinha (SC). De abrangência nacional, é detentora das renomadas marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina, somando mais de 70 produtos em seu portfólio, além de um pub no município forquilhinhense. 

Você também pode gostar