Handebol feminino Unesc defende pela primeira vez SC nos Jogos Universitários Brasileiros
As universitárias estarão em Brasília (DF), representando os acadêmicos catarinenses na 72ª edição esportiva
Pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a equipe de Handebol feminino, Unesc/FME Criciúma/ACRIHF, representará os acadêmicos e universidades catarinenses na competição nacional, organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
O chaveamento da primeira divisão foi definido nessa segunda-feira (7), e o time criciumense compõe a Chave B, em que terá como adversários: Unicesumar, do Paraná; Unama, do Pará, e Uninassau, da Paraíba. A estreia está marcada para o próximo domingo (13), sendo que a competição segue até sexta-feira (18). A tabela dos confrontos ainda não foi divulgada pela organização dos Jogos.
Para o técnico Lucas Custódio, as adversárias já são conhecidas. “É a primeira vez que representaremos a Universidade na etapa nacional dos Jogos Universitários. Praticamente toda a nossa equipe é a mesma que compete na Liga Nacional, na qual ocupamos a quinta colocação atualmente. Estamos confiantes, pois temos atletas qualificadas e bem treinadas para conquistar o pódio e representar bem a nossa Unesc e Santa Catarina”, avaliou.
A capitã da equipe e estudante da sétima fase do curso de Administração/Comércio Exterior, Natália Schutz, revelou que há quatro anos tenta chegar na etapa nacional dos Jogos Universitários. “Estou muito feliz em representar a Unesc e mais ainda por ter a Universidade junto nessa parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e com a Associação Criciumense de Handebol Feminino (ACRIHF). Nós, acadêmicas, somos gratas por nos proporcionarem a participação neste grande evento esportivo”, confessou.
A diretora da ACRIHF, Camila de Souza Magilli, agradeceu a reitora Luciane Bisognin Ceretta por acreditar no projeto e, ainda, vestir a camisa da Unesc. “Agora temos mais uma conquista e um importante desafio: representar a instituição e todas as academias catarinenses no Jubs. Vamos confiante na busca pelo título nacional universitário. O Jubs é uma competição grandiosa. Estou admirada com todas as informações recebidas”, comentou a diretora.
Segundo a CBDU, o Jubs é o maior evento de esporte universitário da América Latina. A 72ª edição do evento contará com a participação de 375 instituições de ensino superior (IES) e reunirá cerca de sete mil competidores de todos os estados brasileiros nas 31 modalidades programadas.
Os Jogos acontecerão em duas etapas, sendo a primeira realizada no período de 8 a 13 de outubro, com disputa nas modalidades de basquete, atletismo, jiu-jitsu. e-sports como League of Legends e Free Fire. Na sequência, até domingo, 19, acontece a segunda etapa, com os confrontos nas competições de handebol, basquete, futsal, vôlei, entre outras.
Outras modalidades
A Unesc também representará Santa Catarina nas modalidades individuais de tênis de mesa e natação paradesportivo com os estudantes Leonardo Arnold Corrêa, da 5ª fase de Educação Física e João Paulo Santiago Gregorini, da 4ª fase de Direito, respectivamente. As acadêmicas Katherine Ferreira, da 3ª fase de Arquitetura; Thayane Nesi Teixeira, da 6ª fase de Administração; Luisa Lummertz Colares Lopes, da 3ª fase de Arquitetura e Geovana da Silva, da 3ª fase de Educação Física, defenderão as cores de Santa Catarina e da Universidade no tênis de mesa, karatê e atletismo, respectivamente.