Notícias de Criciúma e Região

Guerra expõe exemplo de civilidade para com animais

Paradoxalmente à barbárie da guerra, a população ucraniana está dando um exemplo de civilidade ao mundo pela forma como trata seus animais. São comuns as imagens e relatos de ucranianos cruzando as fronteiras do país ou protegendo-se em campos de refugiados e abrigos antibombas acompanhados por seus pets. Cães e gatos, geralmente mais de um por família, tratados como seres sencientes que são, e não como objetos a serem deixados para trás.

Enquanto Polônia, Romênia e Eslováquia facilitam que os refugiados deixem o país junto aos seus amigos peludos, liberando a apresentação de documentos veterinários nas fronteiras, heróis anônimos comprometem-se a permanecer no front de batalha para proteger outras vidas. São os responsáveis pelos abrigos de animais na Ucrânia, que mostram preocupação com o abastecimento das unidades com alimentos. “De acordo com nossos dados, todos os animais nos abrigos estão vivos e têm comida por alguns dias. Mas nenhum serviço de entrega quer trazer comida, e esse é o maior problema até agora. Portanto, estamos todos em espera (e esperamos) retomar nosso trabalho o mais rápido possível”, relatou Nastya Aboliesheva, que trabalha para o abrigo de cães e gatos Happy Paw, com sede em Kiev, à reportagem da Newsweek no dia 25 de fevereiro. Nossa solidariedade aos ucranianos, humanos e não humanos!

Café de gatos e resistência

Café conta com duas salas subterrâneas para abrigar os gatos e clientes em caso de bombardeiro

Casa de 20 felinos, o Cat Café Lviv, na Ucrânia, tornou-se um local de resistência à invasão Russa. O proprietário disse que as portas continuarão abertas aos clientes interessados em relaxar fazendo chamego em algum dos bichanos enquanto degustam as iguarias do cardápio, proposta do local desde sua inauguração, há seis anos. “Atualmente, temos menos visitantes regulares, mas há pessoas que vêm até de outras cidades. Elas precisam de comida quente e emoções positivas”, relatou o proprietário do estabelecimento, Serhii Oliinyk, em seu perfil do Facebook.

Como o café conta com duas salas subterrâneas, gatos e clientes estarão protegidos em caso de bombardeiro, acredita Oliinyk. Conheça o café no link.

Içara terá “Sábado Animal”

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), em parceria com a Ong Amigo Bicho e com as protetoras Amor e Patinhas, promove no sábado, dia 5, na Praça da Matriz São Donato, das 8h às 12h, a primeira edição da ação Sábado Animal 2022.

Mais de 30 cães e gatos, atualmente acolhidos em lares temporários, estarão disponíveis para adoção. “Os voluntários das instituições estão com muitos animais nas suas casas e esses cães e gatos precisam de um lar definitivo, um lar responsável. É uma ótima oportunidade para começar o ano com um novo amigo em casa. Os animais mudam o ambiente para melhor”, disse o superintendente da Fundai, Ibanez Aníbal Zanette. Interessados em adotar já podem acessar os perfis das instituições no Instagram para conhecerem os candidatos:

  • https://instagram.com/ongamigobichoms?utm_medium=copy_link
  • https://instagram.com/amorepatinhas?utm_medium=copy_link

Cadastro para castração

Ainda no “Sábado Animal” será realizado o agendamento de castrações de cães e gatos residentes em Içara, a serem posteriormente realizadas no Centro de Castração do município.

“Me leva”

A humana da foto é Maria Teixeira, protetora dedicada e incansável que, além da turma que tem casa, monitora cães comunitários no bairro

Pretinha precisa de um lar

Quarta Linha, em Criciúma. A cachorra é a Pretinha e está disponível para adoção responsável. É filhotona ainda, já castrada, e cheia de charme e amor para dar. Contato pelo telefone 48 99994-1117, com Maria, ou no link.

Você também pode gostar