Notícias de Criciúma e Região

Grupo de Batuques & Estudos de Cultura Popular Brasileira retoma atividades em Criciúma

Primeiro ritmo escolhido é o Maracatu. Encontro será no domingo, 8, na Sociedade Recreativa União Operária

O Coletivo Aracuã – Grupo de Batuques & Estudos de Cultura Popular Brasileira retorna com suas atividades gratuitas em Criciúma. O coletivo se propõe a pesquisar e experimentar diferentes ritmos da cultura popular brasileira das diversas regiões do Brasil, que tenham os tambores como elemento central. 

O primeiro ritmo escolhido para os estudos e práticas é o Maracatu, manifestação cultural afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco. O primeiro encontro está marcado para o domingo, dia 08, às 16 horas, na Sociedade Recreativa União Operária, na Rua Sampaio Viana, 222, bairro Santa Bárbara.

A idealizadora, Duda Caciatori, junto ao percussionista Saimon Lino, explica que além da parte musical, o grupo também se propõe a estudar as manifestações de danças e festejos populares ligados aos ritmos estudados. “A ideia surgiu por acreditarmos na importância de ter espaços de valorização da cultura popular em Criciúma, uma cidade que também é lar de pessoas de diferentes nacionalidades e regiões do país. Entendemos que essa diversidade cultural é uma grande riqueza que deve ser celebrada”, destaca.

Saiba mais

Os encontros iniciaram em meados de julho deste ano com apoio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), para utilização do espaço. Foram realizados cinco encontros que se deram quinzenalmente agregando no total cerca de 30 pessoas para formação do coletivo. 

Mais informações acesse o Instagram @coletivoaracua.

 

Você também pode gostar