Grupo apresenta espetáculo gratuito em bairros de Criciúma
Peça teatral “Felpo Filva”, do Grupo de Teatro Revirado, terá sua circulação em sete localidades
A peça teatral “Felpo Filva”, do Grupo de Teatro Revirado, terá sua circulação em sete bairros de Criciúma desta quinta (5) até a próxima terça-feira (10). A estreia acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rosso, do bairro Quarta Linha,às 14h.
O espetáculo trata de dois personagens, Rabisco e Rascunho, que revivem a história escrita de Felpo Filva, um coelho poeta solitário que tem uma orelha mais curta que a outra. Certo dia, Felpo recebe uma carta de uma fã que acha suas poesias pessimistas, a partir daí muitas transformações vão acontecer na vida de Felpo.
As apresentações serão totalmente gratuitas e com acessibilidade para pessoas surdas. O projeto foi contemplado no edital da Lei Federal Paulo Gustavo de 2023, do edital de Cultura de Criciúma. “Quando pensamos em montar alguma peça nova, logo avaliamos se ela também irá funcionar em espaços que não dispõe de uma aparelhagem de uma sala de teatro. Sabemos o quanto é mágico quando apresentamos a peça Felpo Filva em um palco com possibilidades de uma iluminação; porém entendemos que o nosso papel na sociedade é de democratizar os acessos aos bens de cultura, por isso a vontade de circular pelos bairros de nossa cidade, nos mais diversos espaços, possibilitando o acesso à arte, cultura e entretenimento”, explica a coordenadora do Teatro Revirado e atriz da peça, Yonara Marques
A encenação foi apresentada em diversas cidades de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Ceará e em diversos festivais e feiras de livros. Em junho de 2022, a peça ficou em cartaz no Sesc Pinheiros em São Paulo por um mês. O texto é uma adaptação do livro de mesmo nome da escritora Eva Furnari, que gentilmente cedeu os direitos autorais para o grupo de Criciúma realizar a montagem teatral.
Ficha Técnica:
Texto: Eva Furnari
Direção: Reveraldo Joaquim
Atuação: Yonara Marques e Fabio Murillo
Cenário, bonecos e designer gráfico: Sérgio Honorato
Operação de Som: Reveraldo Joaquim
Figurinos e maquiagem: Yonara Marques
Fotos: João Gabriel
Interprete de Libras: Katia Tomasi