Há 52 anos, quando a Librelato foi fundada, a realidade da área de Marketing era totalmente outra. Apesar de o conceito existir há centenas de anos, a era digital e as novas tecnologias transformaram nossa forma de se comunicar, nossas interações e, principalmente, a forma como nos conectamos com os produtos antes de comprá-los.
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Graças à internet e às redes sociais, os consumidores assumiram um papel muito mais ativo no processo de vendas. E isso impacta profundamente a atuação do Marketing. Antes mesmo de adquirir o produto ou serviço, é bem provável que o cliente já saiba muita coisa sobre ele.
Essa transformação digital acarretou novos desafios para o Marketing e seus profissionais, exigindo a plena atenção às tendências, à análise de dados e, sobretudo, desenvolver uma liderança estratégica muito mais integrada. Segundo um estudo McKinsey com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba) sobre a maturidade do marketing digital, o Brasil é o país da América Latina com maior investimento em marketing digital.
Hoje, podemos dizer que criar estratégias efetivas no universo online é o maior desafio dos gestores de Marketing. É necessário criar estratégias multidisciplinares, com diversidade de outras áreas (ou parceiros) para complementar o plano de comunicação, conectando e engajando outros departamentos da empresa. Se antes um gestor de marketing trocava mais com as áreas comercial e financeira, agora ele é a linha que costura toda a jornada do cliente, desde a sua concepção até o pós-venda.
Os formatos de mídia são cada dia mais diversos e ter um time capaz de atuar em todas essas frentes é fundamental, buscando sempre alternar estratégias. Marketing de conteúdo, de influência, redes sociais, e-mail marketing, funil de vendas, website com SEO, análise de dados, entre muitos outros. Não basta apenas usar todas as ferramentas disponíveis, mas é preciso obter total domínio sobre elas e usá-las de forma estratégica e planejada.
Na Librelato, por exemplo, investimos em conteúdos relevantes em nossas redes sociais e que, de fato, agreguem valor ao nosso público. A produção de conteúdo de valor contribui para que mais pessoas reconheçam a marca e nossos produtos, o famoso brand awareness.
Ao passo que o brand awareness aumenta a quantidade de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva sobre a nossa marca, o engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência específica.
Gerar conteúdo de valor, que vá além das promessas da marca, é um dos grandes desafios atuais e também é a razão principal pela qual uma marca se transforma em autoridade. Foi-se o tempo em que propagandas invasivas e interruptivas captavam o encantamento do cliente!
Outro ponto de extrema atenção do gestor de marketing atualmente é a coleta e a análise de dados, estratégia fundamental para o sucesso de qualquer planejamento de Marketing. Somente com a análise dos dados é possível desenhar estratégias efetivas e gerar resultados. Quando isso não acontece, a tomada de decisão corre grandes riscos de assertividade e não há budget que resista.
O Marketing está cada dia mais dinâmico, de modo que se destacam as empresas que acompanham insights e tendências do mercado, bem como sabem aplicar isso na prática, visando otimizar os resultados.
A verdade é que não é possível ter um olhar rápido sobre as novas estratégias, ferramentas e desafios diários do Marketing. São inúmeros pontos de atenção, impossíveis de serem abordados em poucos parágrafos.
A minha intenção aqui é apenas levar à reflexão sobre o dinamismo com que os profissionais de Marketing precisam se adaptar para elevar suas marcas a novos patamares. E, aqui na Librelato, esse é o nosso objetivo diário. Qual é o seu?
Graziela Gislon- coordenadora de Marketing da Librelato