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Gestão de crise: a imagem em jogo

A crise é um desequilíbrio que ocorre nas narrativas políticas e que acaba por desencadear efeitos negativos, sendo que estes irão refletir sobre a imagem do candidato. 

Ela afeta a todos, é como um tsunami que leva o que estiver pela frente.

O que pode ser uma crise de imagem? Um vídeo ou áudio descontextualizado, fotos que revelem laços que não deveriam existir, atitudes vistas em público e que não são exemplos a serem seguidos, há vários elementos que podem dar origem à uma crise.

O que se pode afirmar é que o alvo das notícias terá sua biografia revirada e exposta. A questão aqui é: ela é forte o suficiente para resistir?

Todas as crises são exclusivas, elas podem ter características comuns com outras já vistas, mas os fatos serão sempre individuais e pessoalíssimos.

Os ataques, durante o ápice da crise, são capazes de fomentar a opinião pública. Querendo ou não, as pessoas tem curiosidade e interesse com relação à situações deste tipo.

Administrar a confusão já no seu início evita que os rumores ganhem corpo e o estrago seja incontornável.

O político que fortalece sua imagem, que cria uma conexão pessoal com seu público, este terá maior possibilidade de reverter opiniões negativas. 

Ao vir à público e posicionar-se em meio à crise, os fatos deixarão de ter uma única versão e passarão a dividir opiniões. A comunicação, verbal e visual, precisa ser eficiente, uma comunicação ruim torna os efeitos ainda mais instáveis. O universo visual precisa ser coerente com aquilo que é dito pelas palavras e atitudes.

Para isto, a prudência é uma boa conselheira. 

As redes sociais possibilitam ao cidadão expressar-se diretamente e demonstrar sua indignação, ou apoio. Quando há este movimento nas redes sociais o interessante é trazer uma resposta. Não uma resposta genérica, como muitas que vemos por aí, mas um esclarecimento direcionado e que transmita veracidade. 

É fundamental ter em mente a seguinte questão: qual é o peso do elogio hoje em dia? E da crítica? 

Uma análise de repercussão ante a opinião pública é fundamental para calcular os estragos e redirecionar a rota. 

A construção da reputação e o desenvolvimento de uma imagem pessoal forte, para o político, é como um crédito imaginário, um capital que foi poupado e que pode ser sua salvação. Vale a pena investir.

Aline Savi é advogada, consultora de imagem política, personal stylist, especialista em etiqueta e pós graduada em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

  

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