Moradores de Balneário Rincão enfrentam uma situação que gera dúvidas. Ao fazerem o café, a água tem dificuldades para passar pelo coador, formando uma substância gelatinosa. A situação relatada nas redes sociais pelo arquiteto Marcos Sônego afeta também piscinas, que ficam com um aspecto esverdeado, mesmo que tenham sido cheias recentemente.
Segundo o arquiteto, o problema ocorre desde o final de dezembro. “Também sofremos irritação nos olhos ao sair do banho”, enfatiza, contando que amigos também informaram casos semelhantes. “Inicialmente pensamos que fosse um problema no pó ou no coador, mas testamos com água mineral e o café passou normalmente”, salienta.
Na postagem, várias pessoas afirmaram o mesmo: que a água está diferente. “Meu cabelo ficou extremamente ressecado, parecia uma palha”, conta um dos comentários. “O sabor também não é o mesmo”, aponta outro relato.
“Problema já foi resolvido”, diz engenheiro químico
Enquanto isso, o engenheiro químico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Balneário Rincão, Jean Paulo Zappellini, explica que a alta demanda no final de 2018 fez com que as três caixas d’água do sistema esvaziassem. “Superou as expectativas, praticamente dobrando o consumo. Mesmo com a limpeza efetuada no final do ano, entrou sujeira, que foi para as casas”, destaca, frisando que o problema já foi resolvido.