Há quatro meses ocorreu o encontro do prefeito Gean Loureiro (União Brasil) com a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), em Lages, e de lá prá cá o pré-candidato do União Brasil ao governo do Estado afirma não ter mais contato sequer utilizar o nome da parlamentar em qualquer conversa política.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Gean fez questão de reagir à informação divulgada ontem pela coluna, repassada por partidos, de que Carmen era usada como moeda de troca nas conversas para a composição de aliança, justamente para compor chapas robustas à Câmara Federal.
A parlamentar também apareceria nas tratativa que envolvam outro pré-candidato ao governo, o senador Jorginho Mello (PL).
Gean explica que a estratégia do União Brasil não é trazer deputados, mas uma nominata competitiva à Câmara, preferencialmente sem mandato em Brasília, e cita alguns, como o vereador Ed Pereira (PSDB), da Capital; o deputado estadual Ricardo Alba (PSL), de Blumenau; Norma Pereira (PSDB), de Canoinhas, que assumiu, na condição de suplente, a vaga de Carmen Zanotto na Câmara quando a deputada aceitou ser secretária da Saúde de Daniela Reinehr (PL); e Gabriel Ribeiro (PSD), de Lages, ex-deputado estadual.
Reparem que todos os com mandato usariam a janela com a criação do União Brasil para trocar de siglas, o que alimenta a perspectiva da legenda em criação para fazer dois deputados federais.
Uma das surpresas na lista do prefeito é o nome do vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski, que recentemente trocou o PSD pelo PL, mas estaria descontente com a formação de chapas no Sul do Estado e poderia migrar para o União Brasil.
Bastante adiantado
O TSE marcou para o dia 1º de fevereiro a homologação da fusão entre PSL e DEM, que cria o União Brasil, o que cria uma janela partidária um mês antes da prevista no calendário eleitoral e que deve beneficiar a nova sigla.
Gean trabalha com a perspectiva de atrair PSD e Podemos para seu projeto, enquanto confirma que, no Estado, ele e o deputado federal Fábio Schiochet trabalham juntos na construção da nova sigla.
De quebra
Mesmo que negue a intenção de compor alianças com o nome da deputada federal Carmen Zanotto, Gean faz um comentário sobre a situação da parlamentar: ela terá dificuldades para se reeleger pelo Cidadania, não fecha com o PL de Bolsonaro e Jorginho, e, no União Brasil, poderia ser a terceira cadeira na Câmara, com votação entre 80 mil e 100 mil votos.