Furacão Milton provoca evacuação de moradores na Flórida
Previsto para chegar ao estado amanhã, Milton é um "furacão extremamente perigoso”, de acordo com o Centro de Furacões dos EUA (NHC)
As autoridades da Flórida multiplicaram, nesta terça-feira (08), os pedidos de evacuação ante a chegada de Milton, um furacão “extremamente perigoso” que se espera que toque a terra na península do sudeste americano na noite de quarta-feira (09).
O presidente Joe Biden afirmou que Milton pode ser “a pior tempestade na Flórida em um século” e pediu aos americanos em áreas de risco para “se retirarem agora, agora, agora”. “É uma questão de vida ou morte”, acrescentou.
Milton avançava pelo golfo do México na manhã desta terça-feira, como um furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 230 km/h. Após enfraquecer de categoria 5 para 4, espera-se que atinja a Flórida na noite de quarta-feira como uma tempestade de categoria 3, de acordo com o centro de furacões (NHC) dos Estados Unidos, que o classificou como “um furacão extremamente perigoso”.
Já afetada pela destruidora passagem do furacão Helene há dez dias, o qual deixou mais de 230 mortos, “toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou advertência”, afirmou, nesta terça-feira, o governador do estado, o republicano Ron DeSantis.
“Helene foi um chamado de atenção. Isso é literalmente catastrófico”, disse na segunda-feira à CNN Jane Castor, prefeita da cidade de Tamp. “Posso dizer isso sem que seja exagerado: se escolherem ficar em uma das zonas de evacuação, morrerão”.
Distribuídos geradores, alimentos, água e tendas estão sendo distribuídos por toda a Flórida e muitos habitantes estão protegendo suas casas ou planejam ir embora. “Vocês têm tempo para sair, então, por favor, saiam”, pediu DeSantis aos moradores das áreas de risco na segunda-feira.
O Centro de Furacões dos EUA (NHC) alertou que Milton é “um furacão extremamente perigoso”. À medida que se deslocava pelo Golfo do México, foi rebaixado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson, depois de atingir a categoria 5, a mais alta.
O NHC pediu aos moradores que “se preparem para a chegada do Milton hoje e evacuem se solicitado pelas autoridades”.
Às 12:00 GMT (09h00 no horário de Brasília) desta terça-feira, o furacão estava a 880 quilômetros de Tampa, com ventos de mais de 230 quilômetros por hora.
Milton passou perto da Península de Yucatán, no México, na noite de segunda-feira, causando chuva pesada, ventos fortes e ondas de tempestade, mas não foram registrados grandes danos.
Por: exame.com