Notícias de Criciúma e Região

Frio intenso: prepare o cobertor porque junho será de “lascar”

Fenômeno La Ninã vai interferir diretamente no tempo durante todo o mês , podendo provocar de frio intenso em SC

Ainda faltam 20 dias para o início oficial do inverno, mas o clima típico da estação mais fria do ano já se sente. Tivemos ciclone, frio polar, ventania, geada e até neve no mês de maio e a previsão é de um junho com frio frequente e intenso em SC, anunciada pelos meteorologistas da Epagri/Ciram.

A última quarta-feira, dia 01,  foi de tempo fechado e chuvoso em SC, com máximas iguais ou inferiores a 15ºC em praticamente todo o Estado. Nas áreas mais altas da Serra, a máxima foi de 7,9ºC, em Urupema e em 7,7ºC em Bom jardim da Serra, localidades onde a mínima ficou em torno de 4,0ºC. Ou seja, foram temperaturas mais baixas registradas em SC, até o momento, durante o outono de 2022. Esse frio segue até o final da semana, com uma diminuição da chuva.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Na próxima semana é esperada nova queda na temperatura para SC. Outra massa fria chega ao Sul do Brasil entre os dias 07 e 08, acompanhada de fortes rajadas de vento e de um novo ciclone extratropical no mar. A partir da sexta-feira, dia 10, o frio ganha reforço com uma intensa massa de ar frio de origem polar, quando outro ciclone extratropical deve atuar com ventos fortes na costa sul do Brasil.  É bom preparar os casacos pesados, tirar o edredom para pegar um sol porque as temperaturas devem ser típicas de inverno.

Para enfrentar o frio lareira e bebidas quentes

Desta forma, na próxima semana há indicativo de condições adversas de tempo, com avisos de mar agitado, ventos fortes e frio intenso. E a combinação de frio intenso com ciclones próximos da costa sempre deixam os meteorologistas em alerta para a possibilidade de neve, quem sabe no fim da próxima semana.

Sexta feira nebulosa, com possibilidade de chuva fraca no sul

Ao longo da sexta-feira, dia 03, um sistema de alta pressão avança sobre o Sul do Brasil, trazendo ar mais frio e fazendo com que o sol volte a aparecer entre muitas nuvens no Grande Oeste de SC. Já entre os Planaltos, Vale do Itajaí e litoral este mesmo sistema favorece o deslocamento de umidade do oceano em direção à costa, deixando o tempo com predomínio da nebulosidade e chance de chuva isolada ao longo do dia. O risco é baixo para ocorrências. Por isso, as temperaturas pouco sobem ao longo da tarde, oscilando entre 10°C e 15°C nos Planaltos e entre 15°C e 17°C no litoral e Vale do Itajaí. Já no Grande Oeste, onde o sol aparece, as máximas variam de 15°C a 21°C.

Você também pode gostar