Notícias de Criciúma e Região

Frio fora de época amplia risco de incêndio em residências; saiba como evitar

Em 2021 foram registrados cerca e 100 ocorrências envolvendo uso de fogões a lenha e lareiras

Com a previsão de frio intenso para o Estado nos próximos dias, o Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados que devem ser adotados com o uso de fogões a lenha, lareira e aquecedores. Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, em 2021 foram registrados cerca e 100 ocorrências envolvendo uso de fogões a lenha e lareiras.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O fogão a lenha é o campeão de problemas. Em 2021 foram 64 ocorrências, a maioria dos casos foram de incêndios. Com isso, o Major do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Lages, subcomandante Silva Martins, alerta para os cuidados:

-As pessoas devem prestar atenção na instalação. Utilizar um piso adequado, geralmente é usado a cerâmica. Quando não for possível, ao menos que tenha uma chapa metálica embaixo, ao redor do fogão;

-A chaminé também precisa de atenção! Não deve estar em contato direto com o forro da residência. Deve ser utilizado um espaçador;

-Cuidado para não deixar instalações elétricas próximo ao fogão;

-Manter a chaminé sempre limpa;

-No recipiente onde se guarda a lenha, deixar só a lenha. Não armazenar outro item junto, principalmente combustível;

-Quando acender o fogão, usar somente lenha. Evitar outro combustível para iniciar o fogo;

-Não deixar cortinas, panos de prato ou materiais combustíveis próximo ao fogão.

As lareiras foram responsáveis pelos segundo maior número de chamado ao Corpo de Bombeiros em 2021. Geralmente instaladas dentro de cassa, em ambientes mais confortáveis. Segundo o subcomandante, é preciso ter muita atenção com fagulhos, que podem voar em tapetes, cortinas e móveis. Ainda é necessário redobrar os cuidados com modelos ecológicos de madeira, que funcionam a base de álcool.

“A orientação é seguir as recomendações do fabricante. Instalar em local seguro. Sempre ter em mente que a lareira está acesa. Como o material combustível é o álcool, gera uma chama quase transparente e mais bonita. As crianças acabam ficando fascinadas com aquela chama”, explica Silva.

A orientação ainda é que tenha uma tela de proteção para evitar que caiam fagulhos para fora e inicie um incêndio.

Você também pode gostar