Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência é criada em Criciúma
Requerimento criando a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Criciúma
Criciúma agora conta com uma Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência (PcD´s). O requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. Em um prazo de dez dias deverá ser nomeado os três vereadores que irão compor a Frente. Após, o ato será comunicado à presidente da Casa, vereadora Roseli De Lucca Pizzolo (PSDB), para oficializar a criação da Frente.
Mecanismos que garantam os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência vêm sendo tratados de forma recorrente na Câmara. Em um intervalo de pouco mais de um mês, duas audiências públicas entoaram a discussão sobre a temática. Uma delas ocorreu na semana passada, sob proposição do vereador Manoel Rozeng (PP), visando debater o Direito de Acessibilidade para o bem-estar da PcD e, a outra, de autoria do vereador Obadias Benones (Avante), para tratar da implementação do Dia Criciumense da Língua Brasileira de Sinais, dentre outras medidas em prol da comunidade surda.
Articulando agora a nova Frente Parlamentar, o objetivo é ampliar ainda mais o debate. “A Frente irá se posicionar sobre as dificuldades enfrentadas pelo deficiente. Após a audiência percebemos a necessidade de trabalhar mais essa causa, porque nós temos a comunidade surda, a comunidade cega, o deficiente físico e ainda outras que serão tratadas nessa Frente Parlamentar. Ela vem de fato para uma grande causa. Cito ainda toda a questão envolvendo a acessibilidade, que é muito importante para a nossa cidade. Instituída a Frente, nós iremos trabalhar fortemente na causa em prol dessa comunidade que sofre com várias deficiências”, assegurou o vereador Obadias, proponente da criação da Frente.