Chuvas causam ocorrências em dez municípios

As chuvas das 48 horas causaram ocorrências em dez municípios catarinenses, conforme o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 8h30, desta quinta-feira, 11. A situação mais crítica é em Florianópolis, onde já choveu mais de 300 mm, volume que supera a média climatológica do mês de janeiro.

Na SC-401, no Norte da Ilha a rodovia ficou interditada no sentido centro/bairro durante a madrugada. Somente na estação de Carijós, no Norte da Ilha, o total de chuva ficou em 400 mm. Já em Imbituba, no Sul do Estado, até São Francisco do Sul, no Litoral Norte, o acumulado supera os 100 mm. Nas demais regiões do Litoral, o total de chuva nestes três dias ficou entre 30 a 50 mm.

As ocorrências, como alagamento e deslizamentos de terra, foram registrados nos municípios de Lauro Muller, na região da Serra do Rio do Rastro, Imbituba, Florianópolis, Braço do Norte, São José, São João Batista, Biguaçu, São Francisco do Sul, Penha e Itapema. Os dados da Defesa Civil apontam 210 desalojados, 234 desabrigados/afetados, 58 residências, um morto e um ferido.

A meteorologista da Epagri/Ciram Laura Rodrigues informou que o maior volume de chuva foi registrado nesta madrugada em Florianópolis, com totais em torno de 150 mm. “A chuva ainda vai ser intensa nesta quinta-feira. Na sexta-feira, a chuva começa a diminuir. No sábado e domingo a previsão indica sol. Toda essa chuva é favorecida pela evaporação do mar, que está aquecido, e os elevados índices de umidade do mar que são transportados para as cidades litorâneas”, explicou.

 

 

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.