Fortalecendo vínculos: crianças e adolescentes participam de roda de conversa sobre direitos
A iniciativa segue durante todo o ano no Bairro da Juventude
Com o objetivo de fortalecer vínculos sociais e afetivos e garantir os direitos das crianças e adolescentes, o Centro Integrado de Assistência Social e Saúde (CIASS) do Bairro da Juventude iniciou uma série de rodas de conversa com os atendidos pela instituição. De forma lúdica, a partir da Política de Proteção Integral (PPI) da entidade, temas como, violação de direitos, bullying, convivência social e mercado de trabalho estão sendo abordados pelos psicólogos Rafael Colombo e Rochele Schaucoski.
“Trouxemos de forma lúdica nossa PPI, para que através destas vivências, as crianças possam entender o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovendo a prevenção e o diálogo, que são fundamentais para fortalecer a identidade das crianças. Acreditamos no trabalho coletivo como instrumento de fortalecimento de vínculos, convivência e promoção social”, disse Rafael.
A iniciativa segue durante todo o ano, até que às 1,6 mil crianças e adolescentes participem das rodas de conversas. No Art. 4º do ECA é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com a família absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
O que é o PPI?
O PPI tem como objetivo normatizar a política interna de proteção integrada do Bairro da Juventude, intensificando ações de promoção e prevenção, visando o combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes atendidos pela organização.
Denúncias:
Se você conhece alguma criança ou adolescente que está tendo seus direitos violados, denuncie: Polícia Militar – 190, Conselho Tutelar – (48) 3445-8922, CRAS – (48) 3445-8912, CREAS – (48) 3445-8925, Direitos Humanos – 100 e Ministério Público – (48) 3330-2570.