O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, escola e família, objetivando capacitar jovens estudantes a viverem longe das drogas e violência. Em Içara, 400 alunos dos quintos anos das redes Municipal, Estadual e Particular finalizaram a participação no Proerd em formatura na noite desta quarta-feira, dia 4, no Salão Paroquial São Donato, centro de Içara.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
A formatura do Proerd teve o apoio e a parceira do Governo de Içara. “O Proerd faz parte de todo um conjunto, uma rede de segurança e proteção que temos na cidade de Içara hoje e isso contribui positivamente para dificultar o acesso de qualquer tipo de entorpecentes em meio as nossas crianças”, ressaltou o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.
A primeira dama de Içara e madrinha do Proerd, Ceneli Freitas Gastaldon, destacou que o Programa é o passo inicial, pois trabalha as crianças já no quinto ano do ensino fundamental. “Sem dúvida é a porta de entrada para que os adolescentes e quem está na fase de pré-adolescência já nessa idade possam entender que eles não devem seguir ao caminho que leva a violência e as drogas. O projeto do Proerd deve ser ampliado cada vez mais para que possa ter o apoio de toda a sociedade”, afirmou.
Em Içara, o Proerd está implantado desde 2001 e já formou aproximadamente 18 mil pessoas. “É importante conscientizar as crianças para exemplos bons e o programa vem com esse propósito e vem dando resultado, pois percebemos que anteriormente ao Proerd tínhamos uma área repressiva vista pela sociedade e agora temos uma aproximação da criança com a Polícia”, colocou o tenente-coronel Cleber da Silva Benedetti Inácio, comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara.
Moradora do Bairro Jaqueline, Josiane Feliciano Maximiano, é mãe da aluna Bruna, ela ressalta o aprendizado da filha e a importância que a participação dela na contribuição para sua formação. “Tenho duas filhas que participaram do programa e como mãe me sinto satisfeita pela preocupação que temos de nossos filhos partirem para um caminho das drogas, me sinto mais segura com que o aprendizado dela no programa”, pontuou Josiane.
Bicicletas, celulares, entre outros brindes, foram sorteados pela Polícia Militar aos alunos que participaram do Programa nesse segundo semestre.