Forças de segurança alinhadas para acompanhar o pleito deste ano; veja quais medidas serão tomadas
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), de Criciúma, definiu ações de segurança para o dia da eleição, neste domingo, 15. Entre elas, está o canal direto entre a Vigilância Sanitária e o 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) para averiguar denúncias de pessoas positivadas com Covid-19 em locais de votação.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui
A PM entrará em contato com o setor de Saúde do Município com o nome e o CPF do cidadão, para certificar se ele estava descumprindo o período de isolamento social. Se confirmar, a PM lavrará um termo circunstanciado. A denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.
Outras medidas
Além disso, a PM estará com guarnições fixas nos dez maiores colégios eleitorais do município. Já nos outros pontos, será por meio de rondas. Visando minimizar as ocorrências no dia de votação, a Polícia Militar terá um representante junto com o Ministério Público e o juiz eleitoral para dar sequências as ocorrências. A entidade também trabalhará com uma cartilha orientativa interna.
Demais órgãos
O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) estará de plantão, e a partir das 16h30 com guarnições disponíveis em locais de apuração de votos. Já o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) de Criciúma estará de plantão no IML. A Vigilância Sanitária estará com duas equipes, sendo quatro fiscais disponíveis.
Estacionamento da Justiça Eleitoral
A Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) fechará o estacionamento da direita, em frente à Justiça Eleitoral, localizada na Avenida Getúlio Vargas a partir das 21h desta sexta-feira, 13 até domingo às 15h. O local será de uso exclusivo dos profissionais e moradores da região. Após às 15h e até o encerramento da apuração, toda a avenida será fechada até a Justiça Eleitoral.
Recomendações para o dia da eleição
No dia de votação, o eleitor deve levar documento com foto, título de eleitor e uma caneta. É obrigatório o uso de máscara e respeitar o distanciamento social. Este ano, o horário de votação foi ampliado, será das 7h às 17h, sendo o primeiro horário, até às 10h, preferencialmente, para pessoas idosas.