Notícias de Criciúma e Região

Filhote de baleia-franca encalhada é devolvida ao mar

O animal estava ativo e, com apoio do Instituto Australis/ ProFranca, Udesc e a população, conseguiu nadar de volta ao mar

O filhote de baleia-franca-austral (Eubalaena) que foi encontrada encalhada com vida na praia de Ibiraquera, em Imbituba, na manhã desta segunda-feira, dia 24, foi devolvida ao mar com o apoio do Instituto Australis/ ProFranca, com o Protocolo de Encalhe da APA de Baleia Franca, Udesc e a população que estava presente no local.

Durante o resgate, o animal entrou em deriva, quando surgiu uma esperança de salvamento do mamífero. A equipe  conseguiu direcionar o animal para uma área de maior profundidade. Estando ativo, o filhote conseguiu nadar até a zona de arrebentação, de volta ao mar, próximo ao meio-dia.

A próxima preocupação é o reencontro do filhote com sua mãe, já que nessa fase de início de vida, o contato materno é fundamental para sua sobrevivência: “Estamos na torcida para que ele encontre sua mãe e não encalhe novamente”, relata Karina Groch, diretoda do Instituto Australis/ ProFranca.

A ação contou com apoio da Prefeitura de Imbituba, do Porto de Imbituba. A praia fica no trecho monitorado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade da UDESC.

Este é o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada reprodutiva da espécie em Santa Catarina. A temporada começou antecipada, ainda em maio e, normalmente, se estende até novembro.

 

 

 

Você também pode gostar