Notícias de Criciúma e Região

Fila de banco demorada?

O Sindicato dos Bancários de Criciúma e região, lançou a Campanha “Seu direito deve ser respeitado”, pelo cumprimento do tempo permitido nas filas dos bancos. A iniciativa tem o apoio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma e visa estimular os clientes e usuários a denunciarem o tempo excessivo de espera nas filas das agências ligando no 151 e no Procon.

Durante a campanha, serão entregues panfletos para a população com a orientação sobre os seus direitos nas agências de Criciúma.  O objetivo segundo a direção do sindicato é de sensibilizar os usuários e clientes a cumprir o seu dever de cidadão e denunciar quando houver abusos por parte dos bancos se a espera para o atendimento for além dos 20 minutos.

“É um trabalho de orientação para fazer valer o tempo na fila e, que o problema da demora é pela falta de funcionários – e devemos também cobrar dos bancos a contratação de mais trabalhadores.  Hoje percebemos nos caixas das agências guichês vazios e poucos bancários atendendo”, explica o presidente do Sindicato Valdir Machado da Silva.

Saiba mais

Lei das Filas- A Lei Municipal de setembro de 2001 estabelece e obriga os bancos a efetuarem o atendimento até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados, nos dias de pagamentos e nos dias de recolhimento de tributos municipais, estaduais e federais. A falta de cumprimento da lei o Procon deverá ser informado para que as medidas punitivas sejam aplicadas contra as instituições financeiras.

Para validar a denúncia é necessário a comprovação do tempo de espera pelo usuário por meio de um “bilhete da senha” de atendimento, onde deverá constar impresso mecanicamente, o horário de recebimento da “senha” e manualmente o horário que se efetivar o atendimento ao cliente.

Você também pode gostar