Notícias de Criciúma e Região

“Ficamos com a cadeira do governador vazia”, afirma Gean Loureiro, ao falar da crise na Saúde

Pré-candidato a governador e vice visitaram Criciúma na manhã desta quinta-feira, dia 21

“Ficamos com a cadeira do governador vazia”, foi o que afirmou o pré-candidato a governador de Santa Catarina, Gean Loureiro (União Brasil), sobre a crise na Saúde em visita a Criciúma. Na manhã desta quinta-feira, dia 21, o político esteve na cidade junto com o pré-candidado a vice Eron Giordani (PSD), para visitar uma entidade filantrópica, o Hospital São José, a Unesc e a Satc.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Durante a passagem, os candidatos apresentaram algumas propostas e preocupações que tem para o Estado. Na visão deles, a Saúde enfrenta um momento delicado e precisa de atenção. A falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantil e pediátrica é um dos problemas da saúde que tem se agravado com a chegada do inverno e aumento das doenças respiratórias.

“Houve um descuido e uma falta de planejamento do Governo na área da saúde. Nós temos que ter condições e enfrentar. Tínhamos que ter tido um planejamento, aguardávamos com o inverno o aumento de doenças respiratórias. Não tendo esse cuidado diminuiu a essa estrutura, que acarretou na falta de leitos, crise na Saúde”, destacou Loureiro.

Outro setor da Saúde que também foi levantado pelo pré-candidato são as cirurgias eletivas. Segundo Gean, SC tem mais de 100 mil pessoas aguardando na fila. “O Estado poderia ter contratado hospitais filantrópicos e privados para dar celeridade a esses processos. Mas apresenta editais com tabela do SUS, que não paga nem o custo do hospital, então ninguém faz. Não se tem uma estratégia diferente, como em outros estados que têm um planejamento e vencem essas filas. Como eu fiz em Florianópolis, em que nas cirurgias adotamos essa postura, contratamos clínicas particulares, realizamos as cirurgias e diminuímos as filas consistentes”, ressalta.

Primeira eleição de Eron

Embora já participe da vida política há 23 anos, essa é a primeira vez que Eron Giordini concorre a uma eleição para vice-governador. Segundo o pré-candidato, o período em que atuou nos ‘bastidores’ do Governo, preparou e capacitou ele para administrar o Estado.

“O candidato Gean poderia agregar mais um partido a esta composição, mas fez uma opção por agregar conhecimento técnico e de Estado. Em uma eventual gestão o vice não seja apenas um substituto eventual, mas que possa participar efetivamente do Governo, com condições de agregar ao processo”, ressalta Eron.

Eron Giordani – Foto – Heitor Carvalho – Portal Litoral Sul

Outras necessidades

Gean Loureiro ainda destacou que, existem necessidades em todas as áreas, mas também será prioridade o investimento na infraestrutura. Citou algumas estradas da Região Sul que apresentam problemas e precisam de manutenção.

“Precisamos ter um planejamento mais adequado. Tem pontos de estrangulamento no trânsito, especialmente nas áreas industriais, onde é necessário pensar em uma solução”, comentou Gean.

Convenção

A convenção dos partidos acontece neste sábado, dia 23. Três meses antes da convenção a dupla, junto com a equipe, já começou a discutir projetos e planejar os futuros possíveis investimentos para Santa Catarina.

Uma das bandeiras levantadas pelos pré-candidatos é ajudar as instituições filantrópicas, hospitais e universidades do Estado.

“A decisão que nós tomamos de antecipar a formação da chapa foi para incluir no nosso roteiro um ingrediente muito importante, que é o catarinense. Para as discussões intrapartidárias e visitar o Estado, conhecendo projetos importantes que resolvem a vida do cidadão. Entidades que prestam serviços em apoio aos municípios, universidades, entidades empresariais e os problemas reais da cidade”, frisou Loureiro.

Gean Loureiro – Eron Giordani – Foto – Heitor Carvalho – Portal Litoral Sul
Você também pode gostar